NEGÓCIOS

Portugal apoia acordo entre Mercosul e União Europeia

O ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, disse que o bloco europeu continua aberto ao mundo

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 18/11/2016 às 15:10
Foto: Reprodução
O ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, disse que o bloco europeu continua aberto ao mundo - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O ministro português da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse essa semana, num encontro com empresários em São Paulo, que um possível acordo da União Europeia (UE) com o Mercosul mostraria que, apesar da saída do Reino Unido, o bloco europeu continua aberta ao mundo. 

"A União Europeia agora tem que decidir se será apenas mais um bloco fechado ou se estará aberta para o mundo", disse Caldeira Cabral. Em entrevista à Lusa, ele lembrou que Portugal já assumiu publicamente o seu apoio à finalização e aprovação do acordo discutido entre os dois blocos continentais há mais de dez anos.

"Este acordo com o Mercosul seria um sinal importante que a União Europeia, daria ao mundo para mostrar que continua a apostar na abertura do comércio. Que continua a ser uma região promotora de um mundo mais aberto", afirmou Caldeira Cabral.

Ministro português da Economia fala sobre a saída do Reino Unido da UE

Sobre o processo de saída do Reino Unido da UE, que paralisou a negociação do bloco com o Mercosul, ele disse que as dificuldades trazidas pelo 'Brexit' não devem paralisar as ambições dos países europeus.

"O fato de haver negociações com o Reino Unido, que são um aspecto muito importante para a União Europeia, não deve impedir, pelo contrário, deve fomentar que se acelerem as negociações com o Mercosul. Devemos mostrar que a UE não está apenas a olhar para suas potenciais perdas, mas está a olhar para os ganhos que podem vir no futuro", concluiu o ministro.

Últimas notícias