ESTADO ISLÂMICO

Iraque inicia segunda fase da ofensiva contra o EI em Mossul

Resistência severa dos militantes, civis presos dentro de suas casas e o mau tempo retardaram os avanços da ofensiva

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 29/12/2016 às 11:06
Foto: ODD ANDERSEN / AFP
Resistência severa dos militantes, civis presos dentro de suas casas e o mau tempo retardaram os avanços da ofensiva - FOTO: Foto: ODD ANDERSEN / AFP
Leitura:

Tropas do Iraque apoiadas por ataques aéreos liderados pelos EUA iniciaram nesta quinta-feira (29) a segunda fase da ofensiva contra o Estado Islâmico na cidade de Mossul

Elite das forças especiais adentraram nos bairros de Karama e Quds, enquanto as tropas do exército e da polícia federal avançaram para os bairros de Intisar, Salam e Sumor. Uma fumaça subiu pela cidade, uma vez que explosões e tiroteio ecoaram pelas ruas.

Resistência severa dos militantes, civis presos dentro de suas casas e o mau tempo retardaram os avanços da ofensiva de mais de dois meses para recapturar a segunda maior cidade do Iraque, o último bastião urbano do grupo extremista no país. É a maior operação militar iraquiana desde 2003, quando a invasão foi liderada pelos EUA.

Estado Islâmico capturou Mossul em 2014

O Estado Islâmico capturou Mossul em 2014, quando varreu grande parte do norte e centro do Iraque, e o líder do grupo declarou o estabelecimento da seu auto-denominado califado do púlpito de uma mesquita de Mossul.

A cidade, no entanto, ainda é lar de cerca de um milhão de pessoas. Cerca de 120 mil fugiram desde que a operação começou no dia 17 de outubro, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Fonte: Associated Press.

Últimas notícias