NEVE

Poucos avanços em busca de sobreviventes após avalanche na Itália

Possibilidades de encontrar sobreviventes no hotel soterrado diminuíram nesta sexta-feira (20), embora os socorristas tenham trabalhado sem descanso a noite inteira

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 20/01/2017 às 7:15
Handout / Polizia di Stato / AFP
FOTO: Handout / Polizia di Stato / AFP
Leitura:

As possibilidades de encontrar sobreviventes no hotel soterrado por uma avalanche no centro da Itália diminuíram nesta sexta-feira (20), embora os socorristas tenham trabalhado sem descanso a noite inteira.

Desde a manhã de quinta-feira, dois corpos foram retirados dos escombros e ao menos outro foi localizado no local da tragédia, em Farindola, nos Abruzos.

A busca, no entanto, avançava lentamente, por medo de provocar outros desabamentos que possam soterrar ainda mais possíveis sobreviventes. No entanto, até agora não foi detectado nenhum sinal de vida.

Segundo estimativas, entre 25 e 30 pessoas estão desaparecidas na Itália

Segundo as estimativas, entre 25 e 30 pessoas - entre clientes, funcionários e talvez algum visitante -, seguem desaparecidas, incluindo várias crianças.

Os corpos das vítimas foram transportados ao necrotério do hospital de Pescara, na costa, onde o Ministério Público abriu uma investigação judicial por homicídio culposo.

Segundo os meios de comunicação italianos, trata-se de entender por que muitos clientes que queriam voltar para casa na quarta-feira após a série de tremores da manhã precisaram esperar em vão a chegada do limpa-neve para desbloquear a estrada.

A investigação também quer esclarecer as afirmações das testemunhas das vítimas, que afirmam que as autoridades levaram muito tempo para acreditar quando telefonaram para alertá-las na quarta-feira às 17h40 (14h40 de Brasília), o que as equipes de resgate desmentem.

Devido ao bloqueio da estrada, com mais de um metro de neve, os primeiros socorristas chegaram esquiando durante a noite.

Handout / Polizia di Stato / AFP
Hotel na cidade de Farindola, na província italiana de Pescara, foi atingido por uma avalanche - Handout / Polizia di Stato / AFP
Matteo Guidelli/Divulgação/Agência Lusa
Avalanche deixou ao menos 30 pessoas desaparecidas - Matteo Guidelli/Divulgação/Agência Lusa
HANDOUT / GUARDIA DI FINANZA PRESS OFFICE / AFP
Ainda não está claro se terremoto foi a causa da avalanche - HANDOUT / GUARDIA DI FINANZA PRESS OFFICE / AFP
HANDOUT / GUARDIA DI FINANZA PRESS OFFICE / AFP
"Há muitos mortos", declarou um dos chefes dos socorristas enviados ao hotel - HANDOUT / GUARDIA DI FINANZA PRESS OFFICE / AFP
Handout / Guardia di Finanza press office / AFP
Duas pessoas foram encontradas sãs e salvas após avalanche - Handout / Guardia di Finanza press office / AFP
HANDOUT / POLIZIA DI STATO / AFP
- HANDOUT / POLIZIA DI STATO / AFP
HANDOUT / GUARDIA DI FINANZA PRESS OFFICE / AFP
- HANDOUT / GUARDIA DI FINANZA PRESS OFFICE / AFP

Últimas notícias