Reunião

Trump e Netanyahu conversam sobre 'perigo' iraniano

Trump e Netanyahu conversaram por horas sobre a ameaça representada pelo programa nuclear desenvolvido pelo Irã

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 06/03/2017 às 21:50
SAUL LOEB/AFP
Trump e Netanyahu conversaram por horas sobre a ameaça representada pelo programa nuclear desenvolvido pelo Irã - FOTO: SAUL LOEB/AFP
Leitura:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conversaram nesta segunda-feira por telefone sobre a "ameaça" que representa o Irã, informou o gabinete do premier. 

"Ambos conversaram durante um longo tempo sobre o perigo que representa o programa nuclear iraniano, a agressão iraniana na região (do Oriente Médio) e a necessidade de se trabalhar juntos para enfrentar estes riscos", destaca o comunicado. 

Israel considera o Irã seu principal inimigo, enquanto Teerã se nega a reconhecer a existência do Estado Hebreu e não mantém relações diplomáticas com Washington desde 1980, em razão da revolução islâmica e da invasão da embaixada americana por estudantes islâmicos. 

Irã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha) firmaram em julho de 2015 um acordo que garantia o caráter pacífico do programa nuclear iraniano em troca da suspensão progressiva das sanções internacionais contra Teerã. 

Trump e Netanyahu já abordaram a questão iraniana em meados de fevereiro, durante seu primeiro encontro na Casa Branca

Na ocasião, o presidente americano afirmou que o acordo sobre o programa nuclear iraniano era "um dos piores" e que agiria "para impedir que o Irã desenvolvesse uma arma nuclear", mas não se manifestou sobre a anulação do tratado.

Últimas notícias