AFEGANISTÃO

Talibãs anunciam 'ofensiva de primavera' no Afeganistão

'O inimigo vai ser golpeado, morto ou capturado até que abandone sua última posição', disse o grupo em comunicado

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 28/04/2017 às 2:22
Foto: Noorullah Shirzada / AFP
'O inimigo vai ser golpeado, morto ou capturado até que abandone sua última posição', disse o grupo em comunicado - FOTO: Foto: Noorullah Shirzada / AFP
Leitura:

Os talibãs anunciaram nesta sexta-feira o início de sua "ofensiva de primavera", que este ano terá o nome de "Operação Mansuri", em homenagem ao seu antigo líder, o mulá Akhtar Mansur, e que estará centrada contra as forças estrangeiras.

"Os principais objetivos da Operação Mansuri serão as forças estrangeiras, suas infraestruturas militares e de informação, e a eliminação de seus mercenários locais", revelou o grupo.

"O inimigo vai ser golpeado, morto ou capturado até que abandone sua última posição", disse o grupo em seu comunicado.

A estratégia, que recorda o líder do grupo rebelde morto em um ataque americano com drone em maio de 2016, empregará ataques convencionais e também operações de guerrilha.

Ataques suicidas

O grupo também convocou seus partidários a realizar ataques suicidas, ataques complexos e operações "de dentro", quando soldados e policiais investem contra seus próprios companheiros.

Apesar de manter suas operações no inverno, o Talibã geralmente amplia seus ataques com a chegada da primavera no hemisfério norte.

O grupo reivindicou o ataque a uma base militar em 21 de abril passado, que deixou 135 mortos e 64 feridos, segundo o ministério da Defesa.

Durante a investigação do ataque, as autoridades detiveram 35 militares.

Últimas notícias