Brexit

União Europeia expõe exigências mais duras nas negociações do Brexit

União Europeia quer que cidadãos europeus no país mantenham seus benefícios e direito sociais pelo resto da vida

Agência Estado
Cadastrado por
Agência Estado
Publicado em 03/05/2017 às 11:16
Daniel LEAL-OLIVAS/AFP
União Europeia quer que cidadãos europeus no país mantenham seus benefícios e direito sociais pelo resto da vida - FOTO: Daniel LEAL-OLIVAS/AFP
Leitura:

O negociador chefe da União Europeia para o Brexit anunciou nesta quarta-feira (3) exigências mais duras para o processo de divórcio com o Reino Unido, incluindo a demanda para que cidadãos europeus no país mantenham seus benefícios sociais e direito de residência pelo resto da vida.

As demandas, que são apresentadas em um momento de alta das tensões entre Londres e Bruxelas antes das negociações, incluem a obrigação de que o Reino Unido aceite um calendário anual de pagamentos para fazer frente a compromissos passados com o bloco, que devem ser feitos em euros, o que pode trazer algum risco de câmbio para o país.

"Alguns criaram a ilusão de que o Brexit não teria impacto material em nossas vidas e que as negociações poderiam ser rápidas e indolores", afirmou Michel Barnier. "Este não é o caso Precisamos de grandes soluções. Precisamos de precisão legal e isto legará tempo.".

Segundo o rascunho feito pela Comissão Europeia, o Reino Unido também precisará pagar o custo total para realocar agências europeias, como a Autoridade Bancária Europeia e a Agência Europeia de Medicamentos, para o continente. A UE também quer que as cortes europeias sejam soberanas nos casos em que será necessário interpretar e aplicar as regras do Brexit. Fonte: Dow Jones Newswires.

Últimas notícias