CHINA

Tempestade de areia atinge Pequim e preocupa governo

A cidade amanheceu com níveis de contaminação considerados perigosos pelas autoridades e com pouca visibilidade em sua atmosfera urbana

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 04/05/2017 às 9:03
Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP
A cidade amanheceu com níveis de contaminação considerados perigosos pelas autoridades e com pouca visibilidade em sua atmosfera urbana - FOTO: Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP
Leitura:

A cidade de Pequim, na China, amanheceu nesta quinta-feira (4) com níveis de contaminação considerados perigosos pelas autoridades e com pouca visibilidade em sua atmosfera urbana, por conta da tempestade de areia que afeta a região, obrigando o cancelamento de diversos voos.

A tormenta, um fenômeno habitual no norte da China a cada primavera por conta da proximidade de desertos como o de Gobi, fez com que o nível de partículas PM10 (cerca de 10 mícrons de diâmetro) supere os 1 mil microgramas por metro cúbico, uma das concentrações mais altas do ano.

Também é alto, embora um pouco menor (mais de 500 microgramas por metro cúbico), o nível das menores partículas PM2.5, consideradas as mais nocivas para a saúde.

Autoridades de Pequim emitiram um alerta 

As autoridades de Pequim emitiram um alerta azul por conta da tempestade de areia, que atinge uma vasta região do norte do país, incluindo as regiões de Xinjiang e Mongólia Interior, nos extremos noroeste e norte do país. De acordo com meteorologistas, esta situação deve afetar a região até amanhã. Diante dos atuais níveis de contaminação, recomenda-se que grupos de risco - como crianças e idosos - não saiam de suas casas.

Últimas notícias