Iêmen

Epidemia de cólera no Iêmen já causou 34 mortes em 11 dias, diz OMS

As informações são da Organização Mundial da Saúde (OMS)

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 09/05/2017 às 17:40
Foto: Reprodução/MSF
As informações são da Organização Mundial da Saúde (OMS) - FOTO: Foto: Reprodução/MSF
Leitura:

A epidemia de cólera no Iêmen causou 34 mortes em nove de suas províncias em apenas 11 dias e, além disso, foram registrados 2.022 casos de diarreia aguda e suspeita de cólera no país, informou nesta terça-feira (9) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Estamos preocupados pelo ressurgimento de casos em Sanaa, Ad Dali, Ibb, Ta'izz, Dhamar, Hajjah, Al Bayda, Al Mahwit, Asima e Hudaydah", falou à Agência Efe o porta-voz da organização Tarik Jasarevic. "A OMS está em um estado de elevado alerta para conter o recente aumento de casos suspeitos de cólera", acrescentou.

Jasarevic disse que prevenir a expansão do surto é uma alta prioridade da OMS e "estamos coordenando esforços com todas as partes para assegurar uma resposta eficaz e rápida".

Médicos Sem Fronteiras

A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) também apontou em um comunicado que seus profissionais no Iêmen tratam um crescente número de pacientes com cólera e diarréia aguda. "O número de pacientes aumentou drasticamente durante as últimas duas semanas, alcançando no total mais de 780 casos desde 30 de março", informou a ONG.

A MSF instalou centros de tratamento de cólera em cinco hospitais para isolar e tratar pacientes com sintomas da doença e para apoiar outras estruturas das autoridades de saúde do Iêmen. Desde o final de abril, as equipes da MSF trataram 276 pacientes em Dhalea e desde 30 de abril fez mesmo em 263 casos em Hajja, onde 168 foram recebidos nas últimas duas semanas.

Em Amran, Ibb e Ta'izz também foram internados "centenas" de pacientes nas últimas semanas.
O Ministério de Saúde Pública e População do Iêmen informou sobre mais de 310 casos na capital, Sanaa. As capacidades do sistema de saúde iemenita pioraram notavelmente devido ao conflito armado no país.

Últimas notícias