Irã

Irã é a ponta de lança do terrorismo mundial, afirma rei saudita

A declaração foi feita na abertura da reunião de cúpula entre países muçulmanos e os EUA

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 21/05/2017 às 13:00
Foto: Pixabay
A declaração foi feita na abertura da reunião de cúpula entre países muçulmanos e os EUA - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

O rei Salman da Arábia Saudita fez neste domingo (21) um ataque sem precedentes ao Irã, que chamou de "ponta de lança do terrorismo mundial" na mensagem de abertura da reunião de cúpula entre países muçulmanos e Estados Unidos.

Ao mesmo tempo, afirmou que está decidido a "eliminar o grupo Estado Islâmico (EI) e todas as organizações terroristas, independente de sua religião, confissão ou ideologia".

"O regime iraniano tem sido a ponta de lança do terrorismo global desde a revolução (do aiatolá Ruhollah) Khomeini", afirmou o rei saudita diante do presidente americano Donald Trump e os representantes de 50 nações muçulmanas, incluindo 37 chefes de Estado e de Governo. 

Teerã "apoia os grupos e os movimentos terroristas como (o xiita libanês) Hezbollah, os huthis (rebeldes xiitas do Iêmen), Daesh (acrônimo árabe do EI, sunita), Al-Qaeda (sunita) e outros", completou Salman. 

Batalha contra grupos extremistas

Ao comentar a luta contra os grupos extremistas, o rei Salmán declarou: "Estamos unidos para lutar contra as forças do mal e do extremismo (...), atuar contra o terrorismo sob todas as suas formas e esgotar suas fontes de financiamento".

O reino sunita da Arábia Saudita é o maior rival do Irã xiita na região. 

Últimas notícias