DONALD TRUMP

Milhares protestam contra Trump em Bruxelas

Marcha partiu da estação do Norte no fim da tarde, pouco depois de o Air Force One do presidente americano ter aterrissado

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/05/2017 às 1:15
Foto: THIERRY CHARLIER / AFP
Marcha partiu da estação do Norte no fim da tarde, pouco depois de o Air Force One do presidente americano ter aterrissado - FOTO: Foto: THIERRY CHARLIER / AFP
Leitura:

O presidente americano, Donald Trump, chegou nesta quarta (24) a Bruxelas para sua primeira visita à União Europeia (UE) e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e foi ruidosamente recepcionado por cerca de dez mil manifestantes pacifistas, feministas e anticapitalistas.

A marcha partiu da estação do Norte no fim da tarde, pouco depois de o Air Force One do presidente americano ter aterrissado na base militar de Melsbroek procedente de Roma, e atravessou o centro da capital em um ambiente festivo, sob o sol.

Enquanto o presidente americano era recebido em audiência pelo casal Real, o rei Philippe e a rainha Mathilde, e depois pelo primeiro-ministro belga, Charles Michel, os manifestantes abusavam da criatividade para criticar a política do novo inquilino da Casa Branca.

Ironia

"Isso não é um presidente", dizia um cartaz, fazendo um jogo de palavras com a célebre máxima do pintor surrealista belga René Magritte "Ceci n'est pas une pipe".

Entre bandeiras de Cuba, cartazes pacifistas e os estandartes pretos de algumas dezenas de anarquistas, um grupo de feministas convocava o combate ao sexismo.

Os membros das juventudes do partido de esquerda radical PTB gritavam um explícito "Trump go away" ("Trump, vá embora").

"Somos a favor da saída da Otan e da realocação de seus meios financeiros para operações a favor da paz", disse à AFP Sophie Rauszer, do movimento de esquerda francês A França Insubmissa.

Reunidos sob o lema "Trump not welcome" ("Trump não é bem-vindo"), os manifestantes foram convocados por movimentos de esquerda, ONGs - entre elas a Anistia Internacional - e outras 50 associações.

"Disse que Bruxelas era um 'ninho de ratos' e depois vem como um conquistador", denunciou o manifestante Yannick Blaise.

As forças de segurança se mostraram discretas durante a manifestação, que terminou sem incidentes e com uma série de shows pouco antes das 21h locais (16h, horário de Brasília).

Últimas notícias