relações diplomáticas

Irã e Turquia pedem ''diálogo'' entre Catar e vizinhos do Golfo

Cinco países anunciaram o fim das relações diplomáticas com o Catar nesta segunda-feira (5)

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/06/2017 às 9:18
Foto: PATRICK BAZ / AFP
Cinco países anunciaram o fim das relações diplomáticas com o Catar nesta segunda-feira (5) - FOTO: Foto: PATRICK BAZ / AFP
Leitura:

Os governos do Irã e da Turquia defenderam nesta segunda-feira (5) um diálogo entre o Catar e seus vizinhos do Golfo, depois que cinco países anunciaram o fim das relações diplomáticas com o Catar. 

"A solução às divergências entre Estados na região, incluindo o atual problema entre o Catar e seus três vizinho (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein), só é possível com métodos políticos e pacíficos e com o diálogo entre as partes", afirmou o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Bahram Ghasemi.

Acusação

Nesta segunda-feira, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Egito e Iêmen anunciaram o rompimento das relações diplomáticas com o Catar, país que acusam de "apoiar o terrorismo". 

A Turquia, que mantém relações estreitas com as monarquias do Golfo, também defendeu o diálogo e disse que está disposta a ajudar na questão.

"Podem existir problemas entre os países (...) mas é necessário que o diálogo continue", declarou o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu.

"Certamente nós daremos todo o tipo de apoio para que a situação volte à normalidade", completou.

Últimas notícias