A guerrilha das Farc informou nesta quarta-feira ter entregue 30% de seu arsenal à missão das Nações Unidas na Colômbia, com parte do acordo de paz firmado em novembro passado para acabar com meio século de conflito armado.
O total de 30% "do nosso armamento foi entregue às Nações Unidas, que colocou estas armas em seus contêineres e certificou o abandono das armas por parte de cada um dos nossos combatentes", declarou o líder das Farc Rodrigo Londoño ("Timochenko").
Leia Também
"É o começo efetivo do nosso adeus às armas", disse Londoño em um dos 26 pontos do país onde as Farc se concentram para cumprir o desarmamento e a transição para a vida civil.
Londoño explicou que outros 30% do armamento serão entregues até 14 de junho, e os 40% restantes até 20 de junho.
Acordo
Segundo o acordo de paz firmado entre o governo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a entrega das armas deveria terminar no final de maio, mas na semana passada as partes anunciaram um adiamento até 20 de junho por problemas logísticos.
A ONU, que supervisiona o desarmamento, avalia que o arsenal das Farc tem em torno de 7 mil armas.
Nesta quarta-feira, a ONU não pôde confirmar imediatamente o percentual do armamento já entregue pelas Farc, mas destacou que o cálculo inclui cerca de mil armas que pertenciam a membros das Farc autorizados a abandonar os pontos de concentração para realizar trabalhos relativos ao acordo de paz.