IRAQUE

Forças iraquianas anunciam retomada de mesquita emblemática de Mossul

Foi diante desta mesquita que o líder do Estado Islâmico fez sua única aparição pública e proclamou seu ''califado'' em julho de 2014

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 29/06/2017 às 8:16
Foto: MOHAMED EL-SHAHED / AFP
Foi diante desta mesquita que o líder do Estado Islâmico fez sua única aparição pública e proclamou seu ''califado'' em julho de 2014 - FOTO: Foto: MOHAMED EL-SHAHED / AFP
Leitura:

As forças iraquianas anunciaram nesta quinta-feira (29) que retomaram a emblemática mesquita de Mossul diante da qual o líder do grupo Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, fez sua única aparição pública e proclamou seu "califado" em julho de 2014.

O anúncio foi feito pelo exército iraquiano, mas um comandante das forças especiais do país informou à AFP que a mesquita Al-Nuri - cujo minarete foi derrubado com explosivos pelo EI na semana passada - ainda não havia sido totalmente reconquistada, o que estava muito perto de acontecer.

"As forças de contraterrorismo assumiram o controle da mesquita Al-Nuri e (do minarete) Hadba", afirma um comunicado. 

Mas o general Abdulwahab al-Saadi indicou que as forças estvam a ponto de reconquistar a mesquita, mas que ainda estavam a uma distância de 20 metros.

Na semana passada, várias explosões provocadas pelos jihadistas destruíram o famoso minarete da mesquita conhecido como "Hadba".

O primeiro-ministro iraquiano, Haider Al-Abadi, classificou a ação de "declaração oficial de derrota" por parte do EI, no momento em que as tropas iraquianas avançam na Cidade Antiga de Mossul, último reduto dos jihadistas, e dão mais um passo rumo ao controle total da segunda maior cidade do Iraque.

Mossul caiu nas mãos do EI em 2014

Mossul caiu nas mãos do EI em 2014. Foi justamente na mesquita Al-Nuri onde em julho de 2014 o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr Al-Baghdadi, se proclamou "califa" dos territórios conquistados por seus combatentes no Iaque e Síria. 

Aquela foi a única aparição em público conhecida do líder do Estado Islâmico.

Últimas notícias