Palestina

Funcionário da ONU ressalta difíceis condições de vida em Gaza

Encarregado da ONU para assuntos humanitários nos territórios palestinos afirmou que indicadores de condições de vida em Gaza estão em uma 'direção ruim'

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 11/07/2017 às 22:42
SAID KHATIB / AFP
Encarregado da ONU para assuntos humanitários nos territórios palestinos afirmou que indicadores de condições de vida em Gaza estão em uma 'direção ruim' - FOTO: SAID KHATIB / AFP
Leitura:

A Faixa de Gaza talvez já esteja "inabitável", advertiu nesta terça-feira Robert Piper, funcionário das Nações Unidas, após uma década de dominação do movimento islâmico Hamas e do bloqueio israelense que paralisa o enclave palestino, afetado pela superpopulação.

Piper, encarregado da ONU para assuntos humanitários nos territórios palestinos, declarou à AFP que todos os "indicadores vão em uma direção ruim", em uma entrevista paralela à publicação de um novo relatório sobre as condições de vida em Gaza.

"Advertimos há alguns anos que Gaza rapidamente ficaria inabitável, levando em conta muitos indicadores, e nesse momento se aproxima ainda mais rápido do que o previsto [em matéria de] acesso a saúde, energia e água", afirmou.

Em um relatório publicado em 2012, a ONU advertiu que o enclave palestino ficaria "inabitável" antes de 2020 caso nada fosse feito para reduzir o bloqueio.

Piper ressaltou o baixo nível do fornecimento de energia no enclave, que nas últimas semanas chegou a duas horas por dia. A assistência médica diminuiu e o desemprego entre os jovens é de 60%.

Nestas circunstâncias, "para a maioria de nós o ponto de não viabilidade já foi superado", ressaltou.

Bloqueio da Faixa de Gaza já dura mais de 10 anos

O movimento islâmico Hamas assumiu o poder pela força em junho de 2007 em Gaza, tomando o controle do território palestino das forças do presidente Mahmud Abas, cuja Autoridade Palestina controla a Cisjordânia ocupada.

O golpe do Hamas levou Israel a impôr um bloqueio na Faixa de Gaza. Seus críticos consideram que o bloqueio castiga indiscriminadamente os dois milhões de habitantes do território.

Desde 2013, o Egito, o outro país com o qual Gaza faz fronteira, bloqueou quase completamente o acesso a esse território e destruiu centenas de túneis de contrabando, que eram um recurso vital para a economia e que o Hamas utilizava para passar armas.

Segundo o novo relatório da ONU, "Gaza - dez anos depois", mais de 95% da água da Faixa de Gaza não é potável.

A Faixa de Gaza é um território estreito de apenas 40 km de comprimento e 10 km de largura, cercado por Israel, Egito e o Mediterrâneo oriental.

Com dois milhões de habitantes, é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo.

Últimas notícias