Recomendações

UE ameaça impor sanções contra a Polônia por desrespeito às regras do bloco

União Europeia afirma que reforma proposta pelo governo da Polônia prejudica Estado de Direito no país

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 26/07/2017 às 9:36
AFP
União Europeia afirma que reforma proposta pelo governo da Polônia prejudica Estado de Direito no país - FOTO: AFP
Leitura:

A União Europeia ameaçou lançar sanções sem precedentes contra a Polônia e disse que pode começar um processo judicial contra as mudanças legais de Varsóvia, com o argumento de que elas desrespeitam as regras do bloco e prejudicam o Estado de Direito no país.

Autoridades da UE estabeleceram uma série de recomendações para a Polônia, onde uma reforma proposta expandiria o controle do governo sobre o Judiciário e gerou um impasse com Bruxelas. O governo polonês tem um mês para responder.

A Comissão Europeia, o Executivo do bloco, advertiu que a situação na Polônia não melhorou ao longo da última semana, apesar das advertências verbais e do veto do presidente polonês, Andrzej Duda, a duas das leis controversas.

"As quatro leis, como adotadas pelo Parlamento polonês, teriam um impacto negativo significativo na independência do Judiciário polonês e aumentariam a ameaça sistêmica ao Estado de Direito", afirmou o primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, após a reunião regular do Executivo da UE.

A Comissão Europeia pediu que os governos da UE advirtam formalmente a Polônia a mudar de rumo. O país poderia ser multado e até perder direito a voto na UE, caso leve adiante as mudanças. Timmermans disse que a Polônia passaria dos limites se demitisse ou tirasse poderes de juízes da Suprema Corte, mas também comentou que a UE está aberta a um diálogo construtivo para resolver as questões. Fonte: Dow Jones Newswires.

Últimas notícias