FRANÇA

Parlamentares apresentam recurso de reforma trabalhista na França

A reforma trabalhista é uma prioridade para Macron que espera estimular a geração de empregos na França

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/08/2017 às 20:17
Foto: PHILIPPE WOJAZER / POOL / AFP
A reforma trabalhista é uma prioridade para Macron que espera estimular a geração de empregos na França - FOTO: Foto: PHILIPPE WOJAZER / POOL / AFP
Leitura:

Deputados de esquerda apresentaram, nesta semana, um recurso ao Conselho Constitucional, sobre a lei aprovada nesta quarta-feira (2) na França que permite que o presidente Emmanuel Macron reforme a legislação trabalhista por meio de decretos, anunciaram em comunicado. Entre os deputados que apresentaram esse recurso estão membros do ex-governo do Partido Socialista, deputados do movimento de esquerda radical França Insubmissa e comunistas, que protestam sobre a "imprecisão" do poder outorgado ao governo.

Macron tem ampla maioria no parlamento francês, que aprovou nesta quarta o texto que autoriza o Executivo a legislar por decretos para reformar as leis trabalhistas. Com esse método, criticado especialmente pelos sindicatos, o parlamento não vai debater os textos, apenas será consultado no começo e no fim do processo. 

Deputados contra lei

Os deputados acreditam que essa lei viola vários princípios e liberdades constitucionais. "Essa lei (...) dá um cheque em branco ao governo para que ele modifique como quiser o código do trabalho, sem garantias de que sejam respeitados os direitos fundamentais dos trabalhadores", apontaram. 

A reforma trabalhista é uma prioridade para Macron que espera estimular a geração de empregos na França, onde o desemprego é de cerca de 10%, dando mais flexibilidade às empresas.

Últimas notícias