AMEAÇA TERRORISTA

Espanha deu 'informação concreta' sobre projeto de atentado na Holanda

O show da banda de rock Allah-Las em Roterdã foi cancelado nessa quarta-feira (23) por após uma advertência da polícia espanhola sobre uma ameaça terrorista

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 24/08/2017 às 9:41
Foto: ARIE KIEVIT / ANP / AFP
O show da banda de rock Allah-Las em Roterdã foi cancelado nessa quarta-feira (23) por após uma advertência da polícia espanhola sobre uma ameaça terrorista - FOTO: Foto: ARIE KIEVIT / ANP / AFP
Leitura:

A polícia holandesa recebeu uma "informação concreta" da polícia espanhola sobre um projeto de atentado na casa de espetáculos Maassilo de Roterdã na quarta-feira (23) à noite, o que provocou o cancelamento do show de um grupo de rock.

"Havia uma informação concreta de que neste dia seria executado um atentado neste lugar, contra este grupo de rock", os californianos Allah-Las, afirmou nesta quinta-feira o chefe de polícia de Roterdã, Frank Paauw.

Holanda anuncia detenção de suspeito

A polícia da Holanda anunciou nesta quinta-feira (24) a detenção de um homem de 22 anos como parte da investigação sobre a "ameaça terrorista" que provocou o cancelamento de um show de rock após uma advertência da polícia espanhola.

O suspeito foi detido em Brabant, província do sul do país, e está sendo interrogado sobre a ameaça em Roterdã, informou a polícia em um comunicado.

Outro homem, o motorista espanhol de uma van com placa da Espanha que transportava cilindros de gás, foi detido na quarta-feira.

As detenções aconteceram menos de uma semana depois de dois atentados com veículos na Espanha, reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI), que deixaram 15 mortos.

"Às 2h00 (21h00 de Brasília, quarta-feira), os agentes do Serviço de Intervenções Especiais (DSI) entraram em uma casa de Brabant. O morador de 22 anos foi detido", informou a polícia.

As autoridades holandesas decidiram cancelar na quarta-feira à noite o show do grupo de rock californiano Allah-Las, depois que a polícia recebeu às 17H30 (12H30 de Brasília) um alerta das forças de segurança espanholas sobre uma ameaça terrorista.

Esta é a segunda detenção vinculada ao incidente: um homem que dirigia uma van com placa espanhola foi detido na quarta-feira às 21H30 (16h30 de Brasília) "por sua forma de conduzir", por um agente da polícia perto da casa de espetáculos Maassilo, na zona portuária de Rotterdã.

O motorista, "que aparentava estar sob influência de álcool", é mecânico e tinha autorização para o transporte de cilindros de gás.

O esquadrão antibombas não encontrou nada nos cilindros e a operação de busca na residência do detido "não estabeleceu até o momento nenhum vínculo com a ameaça terrorista em Maassilo", informou a polícia.

O indivíduo será interrogado nesta quinta-feira.

As autoridades holandesas indicaram que a investigação determinará se existe uma relação entre a van e o alerta da polícia espanhola.

Últimas notícias