Tragédia no Texas

Casal e quatro bisnetos desaparecem em inundação causada pelo Harvey

De acordo com parentes, van em que idosos estavam com bisnetos afundou no Texas em inundação causada pelo Harvey

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 29/08/2017 às 5:54
Foto: AFP
De acordo com parentes, van em que idosos estavam com bisnetos afundou no Texas em inundação causada pelo Harvey - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A inundação causada pela tempestade Harvey no Estado norte-americano do Texas fez uma van afundar com seis integrantes da mesma família na capital, Houston. Parentes confirmaram a morte de um casal e de quatro bisnetos deles, com idades entre 6 e 16 anos, na madrugada desta terça-feira.

Em entrevista à agência Associated Press, a nora do casal de idosos, Virginia Saldivar, relatou que a casa onde eles estavam com os bisnetos começou a ser inundada na manhã de domingo. Um dos filhos deles dirigiu até o local com a van para tentar resgatar os seis familiares, mas, com uma forte corrente, o veículo virou e foi levado pelas águas.

O motorista, Samuel Saldivar, saiu por uma janela, mas não conseguiu abrir a porta deslizante da van, que já estava submersa, de acordo com Virginia. Ele gritou para que as crianças tentassem escapar por trás, mas não houve tempo suficiente. A van foi 'engolida' pela água rapidamente, contou Virginia, que perdeu os sogros e netos.

"Sam ligou para meu marido (irmão dele) e disse que eles se foram", contou. Os desaparecidos são Manuel e Belia Saldivar, de 84 e 81 anos, e os bisnetos deles, Daisy, Xavier, Dominic e Devy Virginia contou que ela e o marido, que moravam no mesmo bairro da região noroeste de Houston, haviam deixado a cidade no sábado para assistir à luta de boxe entre Floyd Mayweather e Conor McGregor, em Las Vegas, a mais de 2 mil quilômetros de distância O pai das crianças está preso e a mãe, que tinha a guarda dos filhos, contava com a ajuda da família para criá-los.

A Guarda Costeira informou aos Saldivar que não poderá buscar os corpos enquanto a água acumulada nas ruas não escoar. As autoridades de Houston não confirmaram as mortes até o momento, segundo a emissora local KHOU-TV. Abrigada com o marido em Humble, a cerca de 30 quilômetros de Houston, Virginia afirmou que a família vai pessoalmente resgatar os seis corpos.

Desaparecidos

Até o registro da van da família Saldivar, as autoridades confirmaram seis mortes provocadas pela passagem do Harvey. Também na noite desta segunda-feira, o funcionário de um hotel em Houston desapareceu ao tentar ajudar hóspedes e colegas a deixarem o prédio.

Equipes de emergência, sobrecarregadas por milhares de chamados de resgate, não puderam buscar por outras possíveis vítimas do furacão, depois reclassificado como tempestade, que atinge o sul dos Estados Unidos desde a madrugada do último sábado. Oficiais já reconhecem que o balanço total de mortos e feridos pode aumentar quando as águas baixarem. Especialistas temem que o pior ainda esteja por vir, já que o fenômeno se deslocou para a Costa do Golfo e deve retornar ao continente levando mais ventos e chuva torrencial.

Últimas notícias