TRAGÉDIA

Veja os números das inundações no Texas

A tormenta continua a lavar a região, enquanto segue lentamente para o estado vizinho da Louisiana

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 29/08/2017 às 16:10
Foto: AFP
A tormenta continua a lavar a região, enquanto segue lentamente para o estado vizinho da Louisiana - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A tempestade Harvey atingiu a costa do Texas no último sábado e, desde então, provocou chuvas torrenciais, principalmente sobre Houston, a quarta maior cidade do país, com seis milhões de habitantes na região metropolitana. 

A tormenta continua a lavar a região, enquanto segue lentamente para o estado vizinho da Louisiana. 

Chuva

Já caíram dezenas de trilhões de litros de chuva a partir de sábado na região. O Serviço Meteorológico Nacional disse que em algumas zonas foram registrados 132 cm de chuva entre sábado e terça-feira, um recorde para uma única tempestade tropical nos Estados Unidos.

Mortes 

As autoridades confirmaram que Harvey foi responsável - direta ou indiretamente - pela morte de 33 pessoas, e este número deve aumentar à medida em que haja acesso às zonas inundadas.

O furacão Katrina, em Nova Orleans, deixou 1.800 mortos em 2005.

Abrigos

A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) informou ter aberto 230 centros de acolhimento temporário para receber até 30 mil pessoas. Ao menos 1.800 pessoas estavam em hotéis nesta quarta-feira, segundo a agência. A Cruz Vermelha dos Estados Unidos revelou que mais de 32 mil pessoas dormiram em refúgios na terça-feira.

Prejuízos econômicos

As perdas na região podem ficar entre 30 bilhões de dólares e 100 bilhões de dólares, de acordo com a Bloomberg, provocadas principalmente pelas inundações. Mas grande parte dos danos não serão cobertos por seguros, já que a cobertura para chuvas pode ser difícil ou cara demais. Dados publicados nesta terça-feira pela empresa Enki Research estimaram o prejuízo em 42 bilhões de dólares. Isso colocaria o Harvey entre as cinco tempestades mais caras da história do país.

Quantos precisam de ajuda?

Segundo a FEMA, 195 mil pessoas se registraram, até a manhã desta quarta-feira, para receber ajuda financeira de emergência. A agência já entregou 35 milhões de dólares.

A tormenta continua a lavar a região, enquanto segue lentamente para o estado vizinho da Louisiana. 

 

Últimas notícias