DISCUSSÃO

México, EUA e Canadá abrem nova rodada de negociações do Nafta

A rodada de negociação acontece em meio a renovadas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de abandonar o acordo comercial vigente desde 1994

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 01/09/2017 às 9:52
Foto: MICHAEL B. THOMAS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
A rodada de negociação acontece em meio a renovadas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de abandonar o acordo comercial vigente desde 1994 - FOTO: Foto: MICHAEL B. THOMAS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

Representantes do México, Estados Unidos e Canadá se reúnem nesta sexta-feira (1º) na capital mexicana para a segunda rodada de renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

As negociações acontecerão entre os dia 1 e 5 de setembro após o primeiro encontro realizado em Washington de 16 a 20 de agosto, em que foram estabelecidas diretrizes e temas a serem discutidos.

Os três sócios esperam concluir as negociações antes do final do ano para que não interfiram nas eleições legislativas dos Estados Unidos e nas presidenciais do México de 2018.

Nas discussões do Nafta há temas sensíveis como a proposta dos Estados Unidos de eliminar o Capítulo 19 do tratado referente à solução de controvérsias, que o governo canadense considera inaceitável e que o banco Scotiabank qualificou como "uma linha vermelha".

Também preocupa a insistência de Washington em diminuir seu déficit comercial através de uma negociação comercial, pois os especialistas garantem que o saldo negativo se deve a  fatores estruturais dos Estados Unidos.

Ameaças

Um tema sensível é a proposta americana de endurecer as regras de origem na região, isso é, o conteúdo que devem ter os produtos para não pagar tarifas. É um tema importante para a vital indústria automotora do México.

A rodada de negociação acontece em meio a renovadas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de abandonar o acordo comercial vigente desde 1994.

Trump tem qualificado o Nafta como o pior acordo comercial já assinado e o culpa pelo desemprego no país. 

Últimas notícias