REFUGIADOS

ONU: 125.000 rohingyas chegaram em Bangladesh desde o fim de agosto

O ritmo de chegadas atingiu o ponto máximo nas últimas 24 horas, quando 37.000 refugiados atravessaram a fronteira para fugir de uma operação do exército na região noroeste de Mianmar

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/09/2017 às 7:47
Foto: PRAKASH SINGH / AFP
O ritmo de chegadas atingiu o ponto máximo nas últimas 24 horas, quando 37.000 refugiados atravessaram a fronteira para fugir de uma operação do exército na região noroeste de Mianmar - FOTO: Foto: PRAKASH SINGH / AFP
Leitura:

Quase 125.000 pessoas, em sua maioria muçulmanos rohingyas, fugiram da violência em Mianmar para buscar refúgio no vizinho Bangladesh desde o início dos confrontos em 25 de agosto, anunciou a ONU.

O ritmo de chegadas atingiu o ponto máximo nas últimas 24 horas, quando 37.000 refugiados atravessaram a fronteira para fugir de uma operação do exército na região noroeste de Mianmar.

Os confrontos começaram com o ataque a várias delegacias em 25 de agosto por parte dos rebeldes do Exército de Salvação Rohingya de Arakan (ARSA, na sigla em inglês), que afirma defender os direitos da minoria muçulmana rohingya.

O exército birmanês reagiu com uma grande operação no estado de Rakhine, uma região pobre e remota do país, que obrigou a fuga de dezenas de milhares de pessoas. 

Mortes

De acordo com o exército de Mianmar, nos últimos 10 dias morreram 400 pessoas, incluindo 370 "terroristas" rohingyas.

"Com a chegada em massa de refugiados temos uma imensa crise humanitária", declarou Nur Khan Liton, um ativista dos direitos humanos de Bangladesh.

"As pessoas estão em campo de refugiados, nas estradas, nos pátios das escolas e a céu aberto. Estão limpando a floresta para criar novos refúgios. Água e comida começam a acabar", completou.

Mais de 400.000 refugiados rohingyas já estão em Bangladesh, depois que fugiram de ondas de violência anteriores.

Últimas notícias