Tensão na Ásia

China registra níveis de radiação 'normais' na fronteira com a Coreia

Governo chinês anunciou o fim de 'controles de emergência' iniciado após o teste nuclear com uma bomba de hidrogênio feito pela Coreia do Norte

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 11/09/2017 às 7:51
Foto: AFP
Governo chinês anunciou o fim de 'controles de emergência' iniciado após o teste nuclear com uma bomba de hidrogênio feito pela Coreia do Norte - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A China informou que os níveis de radiação na área de fronteira com a Coreia do Norte não apresentam "nenhuma anormalidade", uma semana depois do potente teste nuclear de Pyongyang.

O ministério do Meio Ambiente chinês anunciou no domingo o fim dos "controles de emergência" do nível de radiação na fronteira com este país.

As medições começaram em 3 de setembro, pouco depois do mais recente teste nuclear do regime de Kim Jong-Un, que provocou um violento tremor, sentido na região de fronteira do nordeste da China.

Pyongyang anunciou um teste com uma bomba H.

"Uma avaliação completa permite concluir que o teste nuclear norte-coreano não provocou nenhum impacto ao meio ambiente na China", afirma o ministério em um comunicado.

"Depois de oito dias de controle contínuo, não se registrou nenhum resultado anormal", completa a nota.

Teste

Mais de mil mostras de água, sedimentos, ar e iodo foram analisados pelas estações de controle nas províncias de Heilongjiang, Jilin e Liaoning (nordeste), assim como em Shandong (leste).

As autoridades russas informaram após o teste que os níveis de radiação no extremo oriente do país estavam na "margem normal" e que não foram registrados picos de radiação.

Últimas notícias