Argentina

Argentinos votam em massa nas legislativas onde macrismo é favorito

A taxa de participação dos eleitores foi de 78%, segundo dados da Junta Eleitoral.

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 22/10/2017 às 19:49
Foto: Reprodução/Twitter
A taxa de participação dos eleitores foi de 78%, segundo dados da Junta Eleitoral. - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter
Leitura:

Os argentinos votaram em massa neste domingo nas eleições legislativas, nas que a coalizão do presidente Mauricio Macri aparece como favorita, mas que também devem confirmar um assento no Senado para a ex-presidente opositora Cristina Kirchner.As seções eleitorais fecharam às 18H00 locais (19H00 em Brasília).

A taxa de participação foi de 78%, segundo dados da Junta Eleitoral. "É muito lindo que vamos todos votar e expressar em que Argentina queremos viver", disse o presidente após votar em uma escola de Buenos Aires.

Os primeiros resultados serão divulgados às 21H00 (22H00 em Brasília), e a tendência definitiva deve ser divulgada às 02h00 (03H00 em Brasília) de segunda-feira.As pesquisas de opinião apontam uma vantagem ao macrismo, como primeira força nacional. Macri liderou a campanha oficialista para aprofundar suas reformas econômicas e sociais liberais e pró-mercado.

Mas Kirchner (2007-2015), que concorre pela Unidad Ciudadana (peronistas de centro-esquerda) na província estratégica de Buenos Aires - que concentra quase 40% dos 33,1 milhões de eleitores -, aspira a um assento no Senado para "colocar um freio" a Macri em sua política de ajustes tarifários, financiamento do déficit fiscal com dívida e flexibilização das leis trabalhistas.

O presidente, por sua vez, pediu que o país "não retorne ao passado" de um "populismo que alterou a cabeça do povo". "Uma vitória de Macri é um sinal de saída do populismo e um sinal de que o rumo econômico se mantém", afirmou o cientista político Rosendo Fraga, da consultora Nueva Mayoría.

Os eleitores renovarão metade da Câmara dos Deputados, de 254 assentos, e um terço do Senado, de 72 assentos. A votação ocorreu com normalidade em todo o país. Em Mar del Plata (sul), candidatos do pequeno Frente de Izquierda foram detidos por manter aberto um local partidário.

Últimas notícias