ESPANHA

Parlamento da Catalunha declara independência

A resolução foi aprovada com 70 votos a favor, dois em branco e dez contra

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/10/2017 às 10:44
Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
A resolução foi aprovada com 70 votos a favor, dois em branco e dez contra - FOTO: Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Leitura:

O parlamento da Catalunha aprovou nesta sexta-feira (27) uma resolução declarando a independência desta região do nordeste da Espanha, enquanto que o Senado em Madri debatia a aprovação da intervenção da autonomia regional solicitada por parte do governo central, que foi acatada por 214 votos a favor e 47 contra.

"Declaramos que a Catalunha se converte em um estado independente na forma de República", assegura a resolução aprovada com 70 votos a favor, dois em branco e dez contra após a votação secreta em um parlamento quase vazio devido à ausência de vários partidos da oposição.

Espanha

Pelo Twitter, o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy Brey, pediu tranquilidade a todos os espanhóis. "O Estado de Direito restaurará a legalidade na Catalunha", afirmou.

A independência de uma região dentro da atual União Europeia é um ato inédito, que foi duramente criticado pelas instituições em Bruxelas e pelos sócios do governo espanhol.

O Senado espanhol, por sua vez, deve decretar a suspensão do governo catalão. A câmara, com maioria conservadora, deve aprovar a aplicação do artigo 155 da Constituição, que permite a suspensão da autonomia regional para preservar a unidade e o bem-estar do país.

Logo após o anúncio, milhares de separatistas comemoram a declaração de independência nas ruas de Barcelona, mas as ações dos bancos catalães despencaram na Bolsa de Madri.

Últimas notícias