CONTRA-ATAQUE

Estado Islâmico retoma metade da cidade síria de Bukamal

O EI havia sido expulso da cidade nesta semana

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 10/11/2017 às 11:55
Foto: KARAM AL-MASRI / AFP
O EI havia sido expulso da cidade nesta semana - FOTO: Foto: KARAM AL-MASRI / AFP
Leitura:

O grupo Estado Islâmico (EI) realizou uma contraofensiva e reconquistou quase a metade de Bukamal, um dia depois de ter sido expulso dessa cidade síria, a última que controlava no país, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"O EI contra-atacou na noite de quinta-feira e recuperou 40% da cidade de Bukamal", afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Na véspera, o Exército sírio anunciou ter retomado o controle total de Bukamal.

Após ter recuado na província de Deir Ezzor diante da ofensiva do governo e de outra executada por uma coalizão curdo-árabe, os extremistas se entrincheiraram em Bukamal, perto da fronteira com o Iraque.

No começo de novembro, o EI perdeu a cidade de Deir Ezzor, capital da província homônima e última grande cidade sob seu controle na Síria e no Iraque. Foi recuperada por Damasco com o apoio crucial de seus aliados russo, iraniano e do Hezbollah libanês.

Apesar de Bukamal ser uma cidade menor do que Deir Ezzor, sua retomada privaria o EI da última região urbana de seu "califado", autoproclamado em 2014 nos amplos territórios conquistados entre Iraque e Síria.

Últimas notícias