TRAGÉDIA

Grécia de luto por inundações que deixaram 16 mortos

Dezenas de pessoas ficaram feridas. Imprensa e especialistas definem as inundações como 'catástrofe anunciada'.

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 16/11/2017 às 22:41
Foto: ANGELOS TZORTZINIS / AFP
Dezenas de pessoas ficaram feridas. Imprensa e especialistas definem as inundações como 'catástrofe anunciada'. - FOTO: Foto: ANGELOS TZORTZINIS / AFP
Leitura:

A Grécia estava de luto nesta quinta-feira após as inundações que mataram ao menos 16 pessoas e deixaram dezenas de feridos perto de Atenas, uma "catástrofe anunciada" segundo a imprensa e especialistas, que criticaram décadas de urbanismo errático.

Ao menos quatro pessoas continuavam desaparecidas, um dia após a invasão de lama nas localidades de Nea Peramos, Mandra e Megara, cerca de 50 km ao oeste de Atenas.

A última vítima, um homem de 50 anos, foi encontrada em um porão cheio de lama. Os serviços de emergência demoraram mais de um dia para chegar à sua casa. 

A preocupação das autoridades aumentou com as chuvas torrenciais que caíam em toda a região da capital.

A imprensa grega criticou nesta quinta-feira a falta de respeito às regras de urbanismo.

Fenômeno raro

O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, reagiu na quarta-feira à noite decretando três dias de "luto nacional", uma medida essencialmente simbólica.

"Trata-se claramente de um fenômeno meteorológico raro e extremo", disse Tsipras em um comunicado. "Mas este fenômeno extremo teve tais efeitos devido a (décadas) de problemas acumulados e de defeitos nas infraestruturas e na gestão do território", acrescentou. 

A maioria das vítimas das inundações morreram afogadas, algumas delas presas em suas próprias casas.

Últimas notícias