Conflito

Em TV, presidente do Irã diz que raízes do Estado Islâmico foram destruídas

O conflito em Albu Khamal, ocupada e em seguida parcialmente retomada pelo EI, representou, para as forças iraquianas, uma derrocada dos extremistas

JC Online e AFP
Cadastrado por
JC Online e AFP
Publicado em 21/11/2017 às 8:35
Foto: AFP
O conflito em Albu Khamal, ocupada e em seguida parcialmente retomada pelo EI, representou, para as forças iraquianas, uma derrocada dos extremistas - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Em pronunciamento feito nesta terça-feira (21) na televisão estatal, o presidente do Irã Hassan Rouhani declarou que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) chegou ao fim.

"Hoje, com a guia de Deus e a resistência do povo da região, podemos dizer que este mal foi retirado da cabeça das pessoas ou foi reduzido. Claro que os restos permanecerão, mas a fundação e as raízes foram destruídas", disse Rouhani no depoimento.

Há cerca de um mês, os integrantes do grupo tem sido encurralados no último reduto urbano que ocupam.

O conflito em Albu Khamal, ocupada e em seguida parcialmente retomada pelo EI, representou, para as forças iraquianas, uma derrocada dos extremistas.

Já a cidade de Rawa, antes dominada pelo grupo, foi retomada na última sexta-feira (17) pelo exército local.

Um comandante graduado da Guarda Revolucionária do Irã, o general Qassem Soleimani, também afirmou que o EI está perto de acabar em mensagem repassada ao líder supremo do país. O Sepah News, site de notícias do braço militar, publicou esse comunicado nesta terça-feira.

O general, inclusive, foi fotografado em Albu Kamal, cidade vista como último reduto do Estado Islâmico na região.

A Guarda Revolucionária vem apoiando o presidente sírio Bashar al-Assad e o governo de Bagdá nos último anos.

Exército russo

A "fase ativa da operação militar" na Síria, onde o exército russo intervém em apoio ao regime de Bashar al Assad, está perto de terminar, indicou nesta terça-feira o chefe do Estado-Maior do exército russo, Valeri Guerasimov.

"A fase ativa da operação militar na Síria termina. Embora reste toda uma série de problemas, esta etapa chega à sua conclusão lógica", declarou, citado pelas agências russas, durante uma reunião em Sochi com seus homólogos iraniano e turco na véspera de uma cúpula dos presidentes dos três países nesse balneário do sudoeste da Rússia.

Últimas notícias