Paz

Governo da Síria se unirá às negociações de paz em Genebra

Oitavo ciclo de negociações sobre o futuro da Síria começam nesta terça-feira (28) em Genebra

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 28/11/2017 às 8:38
Foto: Reprodução
Oitavo ciclo de negociações sobre o futuro da Síria começam nesta terça-feira (28) em Genebra - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Uma delegação do governo sírio vai na quarta-feira a Genebra para participar no oitavo ciclo de negociações sobre o futuro da Síria, patrocinado pela ONU, anunciou uma porta-voz das Nações Unidas.

"A delegação governamental não chegou ainda, mas o enviado especial da ONU para a Síria recebeu uma mensagem que diz que deve chegar amanhã (quarta-feira)", afirmou Alessandra Vellucci, porta-voz da ONU.

O diálogo de paz sobre a Síria, que deve começar esta semana em Genebra, está no limbo diante da falta de confirmação da participação do governo de Damasco, que, na véspera, informou à ONU que nenhuma delegação chegaria na segunda-feira (27), como previsto.

A oitava rodada de diálogos, que deveria começar na terça-feira, era vista como uma oportunidade para avançar até o fim da guerra civil na Síria - que já dura seis anos -, depois que a oposição enviou uma delegação.

O emissário da ONU Staffan de Mistura anunciou na segunda no Conselho de Segurança que continuava sem a confirmação da chegada a Genebra de representantes do governo sírio para a nova rodada.

"O governo ainda não confirmou a sua participação nas negociações em Genebra, mas indicou que entraria em contato conosco em breve", declarou De Mistura em videoconferência com o Conselho de Segurança.

Últimas notícias