SAÚDE

Paraguai aprova uso medicinal da maconha

A lei permite a pacientes previamente inscritos o acesso gratuito ao óleo de maconha

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 05/12/2017 às 23:09
Pixabay
A lei permite a pacientes previamente inscritos o acesso gratuito ao óleo de maconha - FOTO: Pixabay
Leitura:

O Senado do Paraguai aprovou nesta terça-feira (5) o uso medicinal da maconha e criou um programa nacional para a pesquisa médica e científica da erva, informaram fontes parlamentares.

"Com esta lei se abrem as portas para estudos que permitam obter os benefícios da maconha como medicamento alternativo em casos de epilepsia e esclerose, entre outros", disse o senador Eber Ovelar, autor do projeto.

A lei, que deverá ser firmada pelo presidente Horacio Cartes, permite a pacientes previamente inscritos o acesso gratuito ao óleo de maconha e a todos os derivados da erva, desde que observem as devidas exigências.

A Direção Nacional de Vigilância Sanitária ficará encarregada da aplicação das medidas de saúde, cabendo à Secretaria Nacional de Combate às Drogas a supervisão das atividades de pesquisa, e à Secretaria Nacional de Qualidade e Saúde Vegetal o controle da produção da maconha.

"O acesso gratuito sempre foi um clamor dos pais com filhos epiléticos", destacou o senador do Partido Liberal Fernando Silva ao votar a favor da lei.

Partido prepara lei para cultivo caseiro

A senadora Esperanza Martínez, da Frente Guasú (esquerda), anunciou que seu partido prepara uma lei para autorizar o cultivo caseiro, seguindo a experiência internacional a este respeito.

Últimas notícias