EUA

Trump usa palavras ofensivas para imigrantes haitianos e africanos

O mandatário se reuniu com senadores e legisladores na Casa Branca para falar sobre uma proposta bipartidária que limitaria a reunificação familiar e o chamado programa "sorteio de vistos"

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 11/01/2018 às 22:55
Foto: AFP.
O mandatário se reuniu com senadores e legisladores na Casa Branca para falar sobre uma proposta bipartidária que limitaria a reunificação familiar e o chamado programa "sorteio de vistos" - FOTO: Foto: AFP.
Leitura:

O presidente Donald Trump usou palavras ofensivas nesta quinta-feira durante um encontro com congressistas sobre a reforma migratória, ao perguntar por que os Estados Unidos deve aceitar pessoas procedentes de "países de merda".

O mandatário se reuniu com senadores e legisladores na Casa Branca para falar sobre uma proposta bipartidária que limitaria a reunificação familiar e o chamado programa "sorteio de vistos", em troca de evitar que centenas de milhares de jovens em situação irregular sejam deportados.

"Por que todas essas pessoas de países de merda vêm para cá?", perguntou Trump, segundo relataram fontes ao jornal The Washington Post.

O jornal The New York Times noticiou a mesma informação, citando pessoas próximas ao encontro.

O presidente se referia cidadãos do Haiti e de países africanos, e sugeriu ao mesmo tempo que os Estados Unidos deveria receber imigrantes de lugares como Noruega, país com cuja primeira-ministra se reuniu na quarta-feira.

Não desmentiu

A Casa Branca não desmentiu as palavras ofensivas de Trump, mas ressaltou seu esforço em encontrar uma solução para esses migrantes sem papéis.

"Alguns políticos de Washington preferem lutar por países estrangeiros, mas o presidente Trump sempre luta pelo povo americano", afirmou em comunicado Raj Shah, um porta-voz do governo.

"Agora podemos dizer com 100% de certeza que o presidente é um racista, que não compartilha os valores de nossa Constituição", disse o congressista democrata Luis Gutiérrez.

Últimas notícias