Síria

Conselho de Segurança da ONU apoia por unanimidade cessar-fogo na Síria

Resolução pede fim das hostilidades por pelo menos 30 dias na Síria para fornecer ajuda humanitária e evacuação médica de doentes e feridos mais graves

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 24/02/2018 às 16:28
Foto: Don EMMERT / AFP
Resolução pede fim das hostilidades por pelo menos 30 dias na Síria para fornecer ajuda humanitária e evacuação médica de doentes e feridos mais graves - FOTO: Foto: Don EMMERT / AFP
Leitura:

O Conselho de Segurança da ONU adotou, neste sábado (24), de forma unânime uma resolução pedindo "sem demora" um cessar-fogo humanitário na Síria, após quinze dias de adiamentos.

O texto adotado, muitas vezes emendado, "pede que todas as partes cessem as hostilidades sem demora por ao menos 30 dias consecutivos na Síria para uma pausa humanitária durável".

A União Europeia havia pedido nesta sexta-feira (23) uma trégua na Síria, com os dirigentes de França e Alemanha solicitando em uma carta comum ao seu par russo, Vladimir Putin, apoio a resolução do Conselho de Segurança da ONU. 

Ajuda humanitária

O objetivo é "permitir o fornecimento regular de ajuda humanitária e de serviços e a evacuação médica de doentes e feridos mais graves".

A França também está disposta a receber os evacuados. "A França trabalha com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e está disposta a receber todas as pessoas evacuadas desse cenário" de conflito, afirmou o presidente da França, Emannuel Macron nessa sexta (23). 

Últimas notícias