DIÁLOGO

Secretário de Defesa americano faz visita surpresa ao Afeganistão

A visita acontece duas semanas depois do presidente afegão Ashraf Ghani propor negociações de paz aos talibãs

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 13/03/2018 às 7:58
Foto: AFP
A visita acontece duas semanas depois do presidente afegão Ashraf Ghani propor negociações de paz aos talibãs - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, desembarcou nesta, terça-feira (13), em Cabul para uma visita surpresa, duas semanas depois da proposta do presidente afegão Ashraf Ghani de negociações de paz aos talibãs.

"Talvez todos os talibãs não venham de imediato, seria ir muito longe, mas alguns deles estão claramente interessados nas discussões com o governo afegão", declarou Jim Mattis à imprensa no avião militar a caminho de Cabul.

No fim de fevereiro, Ashraf Ghani propôs conversações de paz sob certas condições aos talibãs, que responderam no Twitter que a oferta parecia uma exigência de "rendição".

Ghani impôs como condições um cessar-fogo e o reconhecimento da Constituição de 2004 em troca do reconhecimento dos talibãs como um partido político.

Os talibãs, que chamam o governo afegão de "fantoche" dos Estados Unidos, pediram ao governo americano uma "discussão direta" com seus representantes no Catar, ignorando as autoridades afegãs.

Diálogo

Em fevereiro, os Estados Unidos disseram que esperam pressionar os talibãs afegãos a negociar uma solução política ao conflito no Afeganistão.

"Esperamos que os paquistaneses também ajudem a convencer os talibãs para que entrem em um processo de paz", acrescentou o subsecretário de Estado, John Sullivan, depois que o presidente Donald Trump descartou um diálogo "nesse momento".

Trump havia deixado a porta aberta para dialogar com este grupo fundamentalista islâmico ao apresentar sua estratégia em relação ao Afeganistão em agosto. Mas depois de um ataque que deixou mais de 100 mortos em Cabul, o presidente americano finalmente descartou no fim de janeiro qualquer conversa em um futuro próximo.

Últimas notícias