PROTESTOS

Novas manifestações na cidade de Barsra, no Iraque

Na cidade, palco há vários dias de manifestações acompanhadas de distúrbios e até mesmo confrontos, os bombeiros têm tido muito trabalho

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 06/09/2018 às 15:46
Foto: Haidar MOHAMMED ALI / AFP
Na cidade, palco há vários dias de manifestações acompanhadas de distúrbios e até mesmo confrontos, os bombeiros têm tido muito trabalho - FOTO: Foto: Haidar MOHAMMED ALI / AFP
Leitura:

Milhares de pessoas voltaram a se reunir nesta quinta-feira em frente à sede do governo, parcialmente incendiada, de Basra, cidade petrolífera do sul do Iraque onde sete manifestantes foram mortos desde terça-feira nos arredores do prédio.

As forças de ordem, mobilizadas na zona, têm enquadrado os manifestantes e nenhum incidente foi registrado esta tarde, segundo um correspondente da AFP.

Mais cedo, as autoridades de Bagdá anunciaram um toque de recolher, finalmente cancelado pelas autoridades de Basra alguns minutos antes de sua entrada em vigor.

Na cidade, palco há vários dias de manifestações acompanhadas de distúrbios e até mesmo confrontos, os bombeiros têm tido muito trabalho.

Eles tentam extinguir os focos de incêndio desencadeados por coquetéis Molotov e objetos incendiárias lançados contra edifícios públicos.

Símbolo da corrupção

A sede do governo, um imponente complexo cercado por um muro de concreto, tornou-se para os manifestantes o símbolo da corrupção dos políticos e da incapacidade do Estado de garantir os serviços básicos nesta região, a única do Iraque a ter acesso ao mar. 

"As pessoas protestam e o governo não dá nenhuma atenção, ele as trata como vândalas. Ninguém é vândalo. As pessoas estão de saco cheio, então lançam pedras e queimam pneus, porque ninguém dá respostas", afirma Ali Saad, de 25 anos, entrevistado pela AFPTV nas proximidades do edifício onde as ruas estão cheias de detritos.

Para Ahmed Kazem, "o Estado deve responder às exigências dos manifestantes para que a situação não piore".

Ao menos 22 pessoas morreram desde 8 de julho em Basra em manifestações.

Últimas notícias