Regime Assad

Irã diz que não vai permitir que os oponentes de Assad se reagrupem na Síria

Irã tem fornecido apoio militar ao regime de Assad nos últimos anos

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 15/02/2016 às 19:28
Leitura:

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, disse que o seu país e seus aliados não vão permitir a interrupção das hostilidades na Síria para abrir caminho para que os opositores do regime Assad se "reagrupem". 

Na semana passada, potências internacionais chegaram a um acordo em Munique para, supostamente, permitir um cessar-fogo na Síria nos próximos dias. O acordo abre uma exceção para o combate contra terroristas definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Estado Islâmico e o grupo ligado a Al-Qaeda, Frente al-Nusra. 

O acordo veio na esteira dos avanços das forças do regime de Assad, apoiadas pela campanha aérea da Rússia, que tem o apoio do Irã.

A situação nos arredores de Alepo é complexa, e o al-Nusra está operando na região. 

"O que nós concordamos em Munique foi a suspensão das hostilidades, e não em uma pausa para permitir que aliados de certos agentes regionais se reagrupem", disse Zarif ao ser perguntando em uma coletiva de imprensa em Bruxelas se o Irã pressionaria seus aliados a recuarem em Alepo. 

Países ocidentais acusaram a Rússia de mirar em grupos armados ligados a oposição moderana em vez de se concentrar no Estado Islâmico, em uma tentativa de virar o jogo em uma guerra civil de cinco, em favor do presidente Bashar al-Assad, o que Moscou nega. 

O Irã tem fornecido apoio militar ao regime de Assad nos últimos anos, enviando suas próprias tropas. Fonte: Dow Jones Newswires.

 

Últimas notícias