ESPAÇO

Relâmpago adia lançamento da SpaceX para sábado

A previsão do tempo para o sábado é 60% favorável, declarou a NASA

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 01/06/2017 às 20:11
Foto: Bill INGALLS / (NASA/Bill Ingalls) / AFP
A previsão do tempo para o sábado é 60% favorável, declarou a NASA - FOTO: Foto: Bill INGALLS / (NASA/Bill Ingalls) / AFP
Leitura:

Um relâmpago caiu nas proximidades da plataforma de lançamento de Cabo Cañaveral, na Flórida, adiando para sábado (3) a entrega da primeira carga de suprimentos aos astronautas que estão na Estação Espacial Internacional, na órbita da Terra. A nave de carga já fez esse percurso anteriormente, informou a NASA.

O evento meteorológico não atingiu nenhum equipamento relacionado à SpaceX, mas ocorreu a apenas 16 quilômetros do local de lançamento. O relâmpago aconteceu cerca de 25 minutos antes do horário previsto para a decolagem da nave, que estava programada para as 18H55 de Brasília. "A regra referente ao voo em circunstâncias de descarga elétrica indica 30 minutos de espera para que o lançamento seja considerado seguro", afirmou o porta-voz da NASA, Mike Curie. "As condições climáticas nos pregaram uma peça hoje", continuou. 

A próxima janela de lançamento da 11ª missão de reabastecimento comercial da SpaceX, com uma nave de carga não tripulada Dragon, ocorrerá às 18h07 no horário de Brasília de sábado, 3 de junho. O evento será transmitido ao vivo pelo site da Nasa.

A previsão do tempo para o sábado é 60% favorável, declarou a NASA. 

Cápsula reformada

A cápsula, cujo formato lembra o de uma jujuba, foi reformada após ter entregue suprimentos e comida à Estação Espacial Internacional (ISS) em setembro de 2014, e ao permaneceu intacta após seu retorno à Terra. "A maioria dessa estrutura já esteve no espaço antes", afirma Hans Koenigsmann, vice-presidente do seguro da missão. 

O escudo de aquecimento, de qualquer forma, foi substituído, contou aos repórteres em uma pré-coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (31).A reutilização de uma antiga espaçonave é a mais nova iniciativa da SpaceX em sua estratégia de tornar seus custos de voo mais baratos e ser uma empresa mais sustentável e parceira do meio ambiente. 

Seu maior esforço concentrou-se na reciclagem de foguetes, nos quais os motores de primeiro estágio recebiam energia, além de guiá-los de volta à Terra após lançamento. Isso preserva a maior parte do foguete, e evita que milhões de dólares em equipamento sejam desperdiçados depois da decolagem.

Está previsto para 10 minutos após o lançamento a SpaceX, no sábado, a nave volte a pousar o primeiro estágio do foguete Falcon 9 em solo, de volta a Cabo Cañaveral.

A cápsula contém cerca de 2,7 kg de material científico, suprimentos para a equipe de astronautas e hardware. Na carga de suprimentos estão incluídos ratos de laboratório para estudos sobre os efeitos da osteoporose, além de moscas da fruta para pesquisas a respeito dos impactos da microgravidade no coração. 

A nave também conta com painéis solares e equipamentos para o estudo das estrelas de nêutrons. Esse será o 100º lançamento realizado pela histórica plataforma de lançamento 39A da Nasa, que ficou conhecida como ponto inicial da missão Apollo nos anos 1960 e 1970, assim como de outras 82 partidas de ônibus espaciais.

Últimas notícias