COREIA DO NORTE

Estudante americano detido na Coreia do Norte é libertado

O estudante já está a caminho dos Estados Unidos para se encontrar com sua família

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 13/06/2017 às 13:47
Foto: AFP
O estudante já está a caminho dos Estados Unidos para se encontrar com sua família - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O estudante americano Otto Warmbier, condenado na Coreia do Norte a 15 anos de trabalhos forçados por roubar material de propaganda de um hotel, foi libertado, anunciou nesta terça-feira (13) o secretário de Estado americano, Rex Tillerson.

"O Sr. Warmbier está a caminho dos Estados Unidos, onde se reunirá com sua família", declarou Tillerson, em um comunicado.

Segundo o jornal The Washington Post, Otto Warmbier, de 22 anos, está em coma há mais de um ano depois de ter sofrido uma intoxicação por botulismo e ter sido transferido para cuidados médicos.

O chefe da Diplomacia americana não fez comentários sobre o estado de saúde do jovem "por respeito a ele e a sua família".

O Supremo Tribunal da Coreia do Norte condenou em março de 2016 Otto Warmbier depois que ele reconheceu ter roubado um cartaz com um slogan político no hotel onde ele estava hospedado em Pyongyang durante uma excursão organizada em janeiro de 2016.

Tillerson pediu à Coreia do Norte que o perdoasse, considerando a sentença excessivamente dura, e havia acusado Pyongyang de usar o jovem como moeda de troca de uma chantagem política.

O estudante americano foi acusado por Pyongyang "de atividades hostis" e de complô contra a unidade da Coreia do Norte.

Rex Tillerson disse também que irá trabalhar pela libertação de outros três americanos detidos na Coreia do Norte.

A libertação do jovem coincide com a chegada à Coreia do Norte da ex-estrela de basquete Dennis Rodman, que inicia uma visita ao seu polêmico "amigo da vida", o dirigente Kim Jong-Un.

Últimas notícias