Justiça

Frente Popular proibida de ler carta de Lula no guia, diz TRE

O pedido feito pela oposição alega que a peça publicitária coloca Lula como candidato

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 06/09/2018 às 15:55
Alexandre Gondim/JC Imagem
O pedido feito pela oposição alega que a peça publicitária coloca Lula como candidato - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE) acatou o pedido da coligação "Pernambuco Vai Mudar", encabeçada pelo senador Armando Monteiro (PTB), em que pede a retirada do guia eleitoral do governador Paulo Câmara (PSB) onde o candidato Fernando Haddad (PT) faz a leitura de uma carta escrita pelo ex-presidente Lula.

O bloco de oposição argumenta que a peça publicitária coloca o ex-presidente como candidato no disputa eleitoral. No último dia 31 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral negou o registro à Lula com base na lei da Ficha Limpa. O petista foi condenado pelo TRF-4 por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo.

"Diante disso, em primeira análise, entendo que as postagens apresentam propaganda inverídica, podendo confundir o eleitor, razão pela qual, reputo presente a probabilidade do direito alegado, no tocante à retirada das propagandas combatidas.", afirma a desembargadora eleitoral Karina Albuquerque Aragão de Amorim. E complementa:

"Claro está, ainda, o perigo da demora, diante da possível grande repercussão das propagandas, sendo inegável que a utilização da imagem do ex-presidente e ex-candidato a Presidência, por sua inquestionável força eleitoral na região, pode interferir na disputa eleitoral."

Últimas notícias