PRESIDENCIÁVEIS

Bolsonaro e Haddad consolidaram votos onde já eram fortes

Nas vésperas da votação do 1º turno, os candidatos avançaram em regiões em que já lideravam

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 13/10/2018 às 11:32
Fotos: MIGUEL SCHINCARIOL, DANIEL RAMALHO / AFP
Nas vésperas da votação do 1º turno, os candidatos avançaram em regiões em que já lideravam - FOTO: Fotos: MIGUEL SCHINCARIOL, DANIEL RAMALHO / AFP
Leitura:

A onda que deixou o candidato Jair Bolsonaro (PSL) a poucos pontos da vitória no primeiro turno se concentrou em Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste - ou seja, nos últimos dias da campanha, ele avançou mais em áreas onde já liderava com grande vantagem. Com o petista Fernando Haddad, que também cresceu na reta final, ocorreu o mesmo: o ex-prefeito ganhou mais eleitores onde já era mais forte: no Nordeste.

Na véspera da eleição, o candidato do PSL tinha 41% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, considerado apenas o universo dos votos válidos. O levantamento do Ibope de boca de urna, divulgado às 19h do dia da votação de primeiro turno, indicou que ele havia crescido para 45%. O resultado oficial foi 46%. Haddad apareceu com 25% na véspera, 28% na boca de urna e 29% na apuração oficial.

Bolsonaro teria vencido com maioria absoluta dos votos se não fossem as mulheres. Nos segmentos masculino e feminino ele teve, respectivamente, 51% e 40% dos votos. A maior diferença no padrão de votação, porém, não se deu na segmentação por gênero, mas por renda. Os ocupantes do topo e da base da pirâmide social votaram de maneira oposta. Na média, os 20% que ganham mais de cinco salários mínimos deram a Bolsonaro 56% de seus votos, e apenas 13% a Haddad. O placar se inverteu (48% a 28% para o petista) entre os mais pobres, com renda de um salário mínimo ou menos.

Haddad não apenas venceu nos segmentos de menor renda e escolaridade - estes foram os segmentos nos quais sua taxa de intenção de voto mais avançou entre a véspera e o dia da votação

Para mapear os movimentos do eleitorado nas últimas 72 horas antes do início da votação, o Estadão Dados analisou pesquisas do Ibope feitas em cada um dos 26 Estados e no Distrito Federal, além do levantamento nacional, divulgado na véspera, e o relatório detalhado da pesquisa de boca de urna.

No dia 4, a três dias da eleição, Bolsonaro fez um esforço final de conquista do eleitorado do Nordeste, a única região em que aparecia em desvantagem nas pesquisas. Ele deu entrevista a uma rádio do Recife e usou o Twitter para mandar mensagens aos nordestinos. A ofensiva, porém, teve efeito limitado.

A comparação das últimas pesquisas estaduais do primeiro turno com o resultado final mostra que o Nordeste foi a região onde a onda bolsonarista menos avançou. Em alguns Estados, como Bahia, Maranhão e Piauí, ele ficou estagnado. Na Paraíba, chegou a recuar um pouco.

Mas houve crescimento forte em quase todo o Sudeste - a exceção foi Minas Gerais. Em São Paulo, Bolsonaro ganhou 12 pontos entre a divulgação da pesquisa de véspera e o resultado final. No Espírito Santo e no Rio, o avanço foi de 14 e 9 pontos, respectivamente.

O candidato do PSL teve crescimento quase homogêneo na véspera e no dia da votação no Sul. O avanço foi de 9, 10 e 11 pontos no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina, respectivamente. Fenômeno parecido aconteceu em quase todo o Centro-Oeste. Em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Bolsonaro cresceu 8 pontos entre quinta-feira e domingo.

Estratégia. Haddad também focou no eleitorado nordestino às vésperas da votação. O plano inicial era concentrar a agenda da reta final no Sudeste, mas o candidato voou para a Bahia na sexta-feira, temendo que o adversário crescesse no Nordeste e decidisse a eleição no primeiro turno.

Apesar dos temores, foi o petista quem avançou no Nordeste na etapa final. Na Bahia, ele aparecia com 44% na última pesquisa Ibope, mas acabou recebendo 60% na urna. Também houve saltos no Piauí (14 pontos) e no Maranhão (12). Na Bahia, no Piauí e no Maranhão, três governadores aliados de Haddad - Rui Costa (PT), Wellington Dias (PT) e Flávio Dino (PCdoB) - foram reeleitos no primeiro turno e podem ter ajudado no impulso final do petista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas notícias