IMPEACHMENT

Fachin afirma que não cabe ao STF discutir crime de responsabilidade

A afirmação do ministro está na decisão na qual ele rejeitou mais uma ação para anular processo de impeachment

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 15/04/2016 às 21:13
Foto: APLJ – Academia Paranaense de Letras Juricas
A afirmação do ministro está na decisão na qual ele rejeitou mais uma ação para anular processo de impeachment - FOTO: Foto: APLJ – Academia Paranaense de Letras Juricas
Leitura:

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira (15) que não cabe à Corte discutir se a presidenta Dilma Rousseff praticou ou não crime de responsabilidade. Para o ministro, somente o Congresso pode avaliar se o crime ficou configurado no processo de impeachment.

"Compreendo que não cabe a esta Suprema Corte sobrepor o seu juízo sobre a configuração ou não de crime de responsabilidade dos atos de execução orçamentária praticados pela presidenta da República, ao juízo a ser formulado pelo Parlamento. Nessa linha, condicionar, ou não, à prévia manifestação do Congresso Nacional sobre as contas da presidenta da República a configuração de atos de execução orçamentária como crime de responsabilidade significaria usurpar a competência exclusiva do Parlamento de proceder ao juízo de mérito", argumentou Fachin.

A afirmação do ministro está na decisão na qual ele rejeitou mais uma ação para anular o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O ministro não aceitou as argumentações do senador Telmário Miranda (PDT-TO), que pretendia barrar o processo porque as contas do governo da presidenta, referentes ao exercício de 2015, não foram julgadas pelo Congresso.

Nessa quinta-feira (14), no fim da sessão em que cinco ações contra o impeachment foram rejeitadas, o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, disse que a Corte não fechará as portas para "analisar a tipificação do crime de responsabilidade" do impeachment.

Segundoo ministro, o STF poderá analisar se a presidenta praticou crime de responsabilidade.

 

 

Últimas notícias