internet

CPI dos Maus Tratos Infantis vai investigar jogo Baleia Azul

Senador quer convocar representantes da Embaixada da Rússia, país onde surgiu o jogo

Agência Senado
Cadastrado por
Agência Senado
Publicado em 24/04/2017 às 11:35
Foto: Agência Senado
Senador quer convocar representantes da Embaixada da Rússia, país onde surgiu o jogo - FOTO: Foto: Agência Senado
Leitura:

Autor do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus Tratos Infantis, o senador Magno Malta (PR-ES) afirmou que um dos focos da investigação será o jogo virtual "Baleia Azul". O senador pretende convidar representantes da Embaixada da Rússia, já que o jogo teve origem naquele país. O alvo principal do "Baleia Azul" seriam crianças e adolescentes. Um monitor on-line propõe aos jogadores 50 desafios, que incluem automutilação e suicídio.

Magno Malta disse que o país está diante de um quadro de piora de violência contra as crianças. No jogo "Baleia Azul", são propostos aos jogadores 50 desafios macabros, como automutilação e suicídio. Os jogadores geralmente são crianças e adolescentes, que, além de estarem mais suscetíveis a influências de terceiros, passam mais tempo em redes sociais.

"Estamos diante de um quadro pior, porque, com o advento da tecnologia e da internet, estamos diante de um quadro de suicídio. Nós havíamos denunciado crianças se automutilando com giletes. Mutilando-se, através de incentivos, de jogos na internet, onde eles provocam a criança [que sofre] nos dissabores do lar", disse Magno Malta.

RESPONSABILIZAÇÃO

O senador José Medeiros (PSD-MT) também se manifestou sobre o jogo da “Baleia Azul” e disse que os responsáveis pelo jogo devem ser punidos por induzir ou instigar alguém a cometer suicídio, o que é crime.

"Você, que está mexendo no jogo, saiba que está cometendo um crime esculpido no artigo 122 do Código Penal brasileiro, de induzimento ou instigação ou auxílio ao suicídio, com pena prevista de reclusão de dois a seis anos, podendo a pena ser duplicada caso a vítima seja menor de 18 anos, o que na maioria das vezes é o caso", disse José Medeiros.

Últimas notícias