senado

Projeto de Lei proíbe sacrifício de cães e gatos em canis públicos

De acordo com o projeto de lei em tramitação do Senado Federal, só será permitido o sacrifício de animais em caso de doenças graves ou contagiosas

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 22/05/2017 às 15:20
Foto: Agência Brasil
De acordo com o projeto de lei em tramitação do Senado Federal, só será permitido o sacrifício de animais em caso de doenças graves ou contagiosas - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O projeto de Lei da Câmara 17/2017 que proíbe sacrifício de animais recolhidos em órgãos de controle, canis públicos e estabelecimentos oficiais semelhantes, em tramitação no Senado Federal, entrou na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

De acordo com o texto, fica proibido o sacrifício de cães e gatos em órgãos de controle e canis públicos, exceto em caso de doenças contagiosas ou graves que possam representar risco para a saúde humana ou de outros animais. As entidades de proteção animal devem ter acesso irrestrito as documentações que comprovem a legalidade da eutanásia.

O senado federal abriu uma consulta pública sobre o projeto de lei nº 17/2017. 

Relator

O relator do projeto, o senador Randolfe Rodrigues (Rede) deu parecer favorável a matéria, mas propôs emenda modificativa excluindo os artigos 5º e 6º. Esses artigos estabelecem o controle de natalidade de cães e gatos em todo o território nacional nas localidades onde seja apontada superpopulação, através de esterilização cirúrgica, realizada exclusivamente por um médico veterinário.

 

Últimas notícias