Denúncia

Detentas denunciam supostas regalias a irmã de Aécio Neves

Carta escrita por cinco detentas afirma que Andrea Neves está ocupando, sozinha, um pavilhão inteiro do Piep. Secretaria nega denúncias

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/05/2017 às 22:20
Divulgação
Carta escrita por cinco detentas afirma que Andrea Neves está ocupando, sozinha, um pavilhão inteiro do Piep. Secretaria nega denúncias - FOTO: Divulgação
Leitura:

Cinco detentas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (Piep) denunciaram que a irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves, está recebendo regalias dentro do presídio, onde está presa desde o dia 18 de maio. Elas escreveram uma carta que foi entregue até a direção da Piep, afirmando que Andrea está ocupando, sozinha, um pavilhão inteiro da instituição que estava destinado para detentas com ensino superior. O jornal "O Tempo" teve acesso ao conteúdo da carta.

A carta teria sido assinada pelas presidiárias no dia 22 de maio. Elas ocupavam uma cela no Pavilhão X-5 do complexo, mas que teriam sido remanejadas para as celas da triagem. Estas celas são apelidadas de "castigo", por conta das péssimas condições do local. "As detentas foram todas removidas para que a ilustre presa não seja incomodada", declarou Paula Marzano, advogada de duas das encarceradas autoras da carta, para o "O Tempo".

Uma das clientes de Marzano foi responsável por redigir a carta. Ela possui formação em direito e, ao longo de sua escrita, utilizou diversos trechos do Código Penal para questionar sobre a situação vivenciada pelas detentas. Elas destacaram que suas selas atuais não possuem ventilação, e existe "dificuldade de saber se é dia ou noite, visto a ausência de janelas”.

No antigo pavilhão, as detentas tinham direito a duas horas de banho de sol no pátio, atividades desportivas e celas em melhores condições. Agora, elas tem direito apenas a uma hora de banho de sol, mas em um lugar sujo e muito pequeno. Elas afirmam também que Andrea teria descumprido regras básicas impostas às demais detentas, como não passar pela triagem, visita de advogados fora dos horários não autorizados e a dispensa do uso de algemas durante procedimentos internos. Outra afirmação presente na carta é Andrea recebeu o atendimento de um médico particular, o que segundo a advogada não é permitido.

Secretaria refuta denúncias feitas pelas detentas

Em nota enviada ao "O Tempo", a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) refutou as declarações presentes na carta. De acordo com a secretaria, as informações presentes sobre o mau estado de conservação das celas de triagem, pois elas sfreram recentemente uma reforma, são claras e arejadas e também possuem televisão.

A Seap afirmou ainda que Andrea Neves não possui tratamento diferenciado, mas confirmou a presença de um médico individual para atender a irmã do senador afastado e que tal tipo de visita é permitido. A nota afirma ainda que o uso de algemas é obrigatório em todos os procedimentos externos à cela, com exceção do banho de sol e das atividades laborais. Ela confirmou também que a Andrea dispõe de uma televisão na cela (de plasma), mas que não é fornecida pelo Estado. De acordo com a advogada Paula Marzano, nenhuma das outras detentas possui esse tipo de benefício.

Defesa diz que tratamento dado a Andrea "está dentro do normal"

O advogado de Andrea Neves, Marcelo Leonardo, também negou as declarações presentes na carta. Ele afirmou que o tratamento que sua cliente vem recebendo está dentro do normal. "Não é verdade. Sofrendo como está, como é possível isso? O tratamento dado a ela é normal", declarou o advogado.

Leonardo confirmou que Andrea está afastada das demais, mas que isso foi uma determinação do sistema prisional. "Não há nenhuma intervenção da defesa nesse sentido. A decisão foi do sistema prisional, para garantir segurança", afirmou.

Últimas notícias