Odebrecht

Odebrecht teria subornado empresas ligadas a ex-governador mexicano

Construtora teria pago subornos milionários a companhia ligada a ex-governador que está preso na Guatemala

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/06/2017 às 19:10
Foto: ABr
Construtora teria pago subornos milionários a companhia ligada a ex-governador que está preso na Guatemala - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

A construtora Odebrecht teria pago subornos milionários a uma companhia fantasma cujos sócios estariam ligados a Javier Duarte, ex-governador do estado mexicano de Veracruz, acusado de corrupção e preso na Guatemala, denunciou uma ONG mexicana nesta segunda-feira (12).

"Duas empresas offshore utilizadas pela Odebrecht para o pagamento de subornos transferiram 3,754 bilhões de dólares a uma companhia 'de fachada' do estado de Veracruz", afirmou em um comunicado a ONG Mexicanos contra la Corrupción y la Impunidad.

A organização baseia sua denúncia em documentos da procuradoria brasileira. As transferências de dinheiro teriam sido feitas entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011.

A empresa beneficiária da Odebrecht seria a Blunderbuss Company de México, que é operada "por uma rede de laranjas vinculada ao governo veracruzeano quando era governado por Javier Duarte", de 2010 a 2016, acrescenta o comunicado.

Duarte, de 43 anos, é um dos políticos mais impopulares do México. Ele foi detido em 15 de abril na Guatemala depois de seis meses de uma intensa busca internacional. O México pediu sua extradição.

A Odebrecht admitiu ter pago subornos em nove países da América Latina em troca de licitações de obras públicas. No México, a empresa admitiu ter pago 10,5 milhões de dólares

A procuradoria-geral mexicana e a secretaria de Função Pública investigam esses subornos, mas não revelaram a identidade dos funcionários envolvidos.

Últimas notícias