JBS

Molon: não há saída para a crise que mantém criminoso na presidência

Molon voltou a criticar a troca de membros da CCJ nos últimos dias articulada pelo governo para evitar que haja maioria favorável ao parecer do deputado Sergio Zveiter

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 12/07/2017 às 15:00
Foto: Agência Brasil
Molon voltou a criticar a troca de membros da CCJ nos últimos dias articulada pelo governo para evitar que haja maioria favorável ao parecer do deputado Sergio Zveiter - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O líder da Rede, Alessandro Molon (RJ), afirmou nesta quarta-feira (12) que a gravação entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, dono da JBS, demonstra uma "conversa de criminoso, de bandido". Ele considera que a denúncia contra Temer por corrupção passiva, em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é baseada em "provas robustas". "Não há saída para a crise política no Brasil que passe pela manutenção de um criminoso na presidência da República", declarou.

Molon voltou a criticar a troca de membros da CCJ nos últimos dias articulada pelo governo para evitar que haja maioria (34 dos 66 senadores) favorável ao parecer do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que se manifestou pela admissibilidade do processo. Até o momento, 13 titulares do colegiado já foram trocados por parlamentares alinhados ao discurso do governo.

"O governo usa emendas para liberar dinheiro público e produzir resultado artificial na CCJ. Podem alterar o resultado na comissão, mas vão perder no plenário", disse Molon. Ele avalia que, se a composição original do colegiado fosse mantida, a denúncia contra Temer seria aceita.

Votação

Independentemente do resultado do parecer, a denúncia terá de ser votada no plenário da Casa, onde precisará de 342 votos para ser enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF). O resultado na CCJ, no entanto, tem forte peso político e servirá de termômetro para o Palácio do Planalto.

Durante a sua fala, Molon também anunciou que reuniu 23 assinaturas de deputados cariocas para uma manifestação de apoio ao relator da denúncia, que está sendo pressionado a deixar o PMDB após apresentar parecer favorável à denúncia contra Temer na segunda-feira (10). Molon afirmou que Zveiter "não está sozinho no parecer".

Últimas notícias