saúde

Audiência pública defende permanência da Hemobrás em Pernambuco

Bancada pernambucana do PT teme que nova fábrica de hemoderivados em Maringá prejudique produção em Pernambuco

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 27/07/2017 às 13:38
Ascom / Humberto Costa
Bancada pernambucana do PT teme que nova fábrica de hemoderivados em Maringá prejudique produção em Pernambuco - FOTO: Ascom / Humberto Costa
Leitura:

Uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Goiana, na Mata Sul, em defesa da permanência da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) em Pernambuco. O gesto é uma reação a movimentação do ministro da Saúde, Ricardo Barros, de construir uma fábrica de hemoderivados em Maringá-PR. Participaram da audiência o senador Humberto Costa (PT), a deputada estadual Teresa Leitão (PT), o vereador Del do Bode (PT) e o PT municipal, que temem que uma nova fábrica prejudique o funcionamento da que está em construção de Goiana. 

Com cerca de 48 mil metros quadrados, a fábrica de hemoderivados em Goiana tem a gestão do plasma como um dos carros-chefes da empresa. A construção da fábrica em pernambuco começou em 2005 e a sua implantação se arrasta por vários motivos, como falta de recursos da união, denúncias de corrupção, entre outras. A fábrica está 70% concluída e está prevista para ser finalizada em 2019. A transferência da tecnologia seria feita pela empresa Baxter Internacional, parceria da Shire. 

“Ora, o governo está liberando bilhões de reais em emendas parlamentares para que deputados rejeitem a denúncia de corrupção contra Temer na Câmara. Como o ministro pode dizer que não tem os R$ 200 milhões necessários para finalizar o empreendimento no nosso Estado? Não podemos admitir esse argumento. O que falta é prioridade e atenção com o povo nordestino”, afirmou Humberto

Humberto Costa considera a movimentação como uma "tentativa de esvaziamento da Hemobrás" e uma retaliação política à Pernambuco. “A gente sabe que nos governos de Lula e Dilma existia um projeto de democratização do desenvolvimento e foi pensando nisso que trouxemos a empresa para Pernambuco. Mas o governo Temer tem feito um desmonte claro desse projeto. Isto sem falar nos interesses nada nada republicanos que estão por trás dessa possível mudança”, disse o senador.

Decisão

Nesta quinta-feira (27), a 4ª Vara Cível do Distrito Federal revogou a suspensão da Parceria para Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a Hemobrás e a empresa irlandesa Shire para produção do fator VIII recombinante, hemoderivado usado no tratamento de hemofílicos. A Shire entrou com pedido de liminar após o Ministério da Saúde pedir a suspensão da parceria porque o acordo seria extinto ou reestruturado. Atualmente, a pasta estuda fabricar o fator VIII em uma fábrica no Paraná, o que poderia prejudicar a participação de Pernambuco no mercado de sangue no país. Atualmente, a fábrica no Estado conta com 259 colaboradores e folha de pagamento de mais de R$ 2 milhões.

“Sem dúvida, foi uma vitória importante. A bancada de Pernambuco está toda mobilizada contra esse desmonte. Estamos unindo forças e claro que isto ajuda ainda mais a nossa luta. Por isso, precisamos continuar denunciando este descalabro ”, afirmou Humberto.

Últimas notícias