MUDANÇA

Senado pode votar projeto que revoga 'acordado sobre o legislado' aprovado na reforma trabalhista

Projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) tem como justificativa determinação da Organização Internacional do Trabalho

JC Online e Agência Senado
Cadastrado por
JC Online e Agência Senado
Publicado em 14/08/2017 às 19:20
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) tem como justificativa determinação da Organização Internacional do Trabalho - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

O senador Paulo Paim (PT-RS) quer, por meio de um Projeto de Lei, revogar a prevalência da convenção ou acordo coletivo sobre a lei, o chamado 'negociado sobre o legislado' aprovado em meio à reforma trabalhista. O texto, que ainda está na Comissão de Assuntos Econômicos, aguarda o recebimento de emendas.

>>> Entenda algumas mudanças que entrarão em vigor com a reforma

Segundo o texto da reforma, sancionada em julho, vários pontos poderão ser acordados entre o patrão e o funcionário. Entre eles, o plano de cargos e salários, o parcelamento de férias anuais em até três vezes e intervalo entre a jornada de trabalho.

Justificativa

Para justificar o seu projeto, Paim afirma que “a própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) já diz que o negociado é importante, respeitando as leis mínimas de um país. O acordo, a convenção coletiva, o próprio dissídio coletivo, vêm para ampliar direitos, e não para diminuir aquilo que já está consagrado na própria legislação”.

O texto ainda aguarda o recebimento de emendas na comissão para, caso aprovado, seguir para votação no plenário.

 

 

 

Últimas notícias