PMDB

MPF denuncia Geddel Vieira Lima por obstrução à Justiça

Ex-ministro de Temer também é alvo de ação por pressionar o até então ministro Marcelo Calero

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/08/2017 às 15:52
Foto: EVARISTO SA / AFP
Ex-ministro de Temer também é alvo de ação por pressionar o até então ministro Marcelo Calero - FOTO: Foto: EVARISTO SA / AFP
Leitura:

O ex-ministro do governo Temer Geddel Vieira Lima foi denunciado pelo Ministério Púbico Federal nesta quarta-feira (16) por Obstrução à Justiça e por improbidade. O peemedebista havia sido preso pela Polícia Federal este ano, mas foi solto e passou à condição de prisão domiciliar.

Na primeira ação, Geddel é alvo de obstrução de Justiça por tentar impedir a delação de Lúcio Funaro, apontado como operador do PMDB.De acordo com a acusação enviada à Justiça Federal, o peemedebista "com vontade livre e consciente, embaraçou as investigações que envolvem organização criminosa, especificamente as que atuavam no âmbito da Caixa Econômica Federal e do FGTS e que são objeto das Operações Cui Bono e Sépsis". Nesta ação, Geddel chegou a ser preso, mas foi beneficiado por decisão do Tribunal Regional Federal.

As investidas de Geddel foram reveladas em depoimentos dados por Funaro e a esposa, e confirmadas, posteriormente, por meio de perícia realizada pela Polícia Federal no aparelho telefônico de Raquel Pita. Apenas entre os dias 13 de maio e 1º de julho de 2017 foram 17 ligações. Aos investigadores, o casal também revelou ter ficado com receio de sofrer intimidações e retaliações por parte de Geddel, uma vez que o político possuía influência e poder, inclusive no primeiro escalão do governo.

Se condenado, o ex-ministro pode pegar reclusão de três a oito anos, além de multa. Na ação, os procuradores pedem ainda que a punição seja acrescida de um terço a dois sextos, considerando a prática continuada do crime, se repetiu ao longo de um ano. Entre julho de 2016 e julho de 2017.

Improbidade

Na segunda ação, com caráter cível e oficializada via Processo Judicial Eletrônica (PJE) na terça-feira (15),  o ex-ministro pode responder pela "pressão" imposta ao então ministro da Cultura Marcelo Calero a liberar imóvel de seu interesse embargado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nesse caso, o MPF pede que o ex-ministro seja condenado às penas previstas para a infração, que incluem a suspensão de direitos políticos por até cinco anos, a proibição de firmar contratos com o poder público, além do pagamento de multa.

Últimas notícias