DENÚNCIA

Gravação de Joesley Batista sobre Janot: confira os principais trechos

Gravação sugere que o ex-procurador da República Marcelo Miller teria atuado de forma irregular em favor da J&F

Do JC Online com Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do JC Online com Estadão Conteúdo
Publicado em 05/09/2017 às 21:42
Foto: AFP
Gravação sugere que o ex-procurador da República Marcelo Miller teria atuado de forma irregular em favor da J&F - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

"O Janot sabe tudo. A turma já falou para o Janot." Em um dos trechos da conversa entre Joesley Batista e seu lobista Ricardo Saud, o dono da J&F sugere que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sabia sobre a delação premiada do grupo. A suposta data da gravação é 17 de março, quando oficialmente as tratativas da PGR com a J&F não tinham iniciado - o que teria ocorrido no dia 27 de março.

Na segunda-feira (4), Janot abriu procedimento para revisão do acordo de delação premiada dos sete delatores da J&F, após a descoberta da gravação de 4 horas que sugere que o ex-procurador da República Marcelo Miller, que integrava a equipe de confiança do PGR teria atuado de forma irregular em favor da empresa, para o acordo.

» Sobre Marcelo Miller, que trabalhava na procuradoria da República como auxiliar de Janot:

[...]
JOESLEY - Por isso é que eu quero... nós dois temos que estar 100% alinhados. Nós dois e o Marcelo, entendeu? [Inaudível] É, mas nós dois temos que operar o Marcelo direitinho, pra chegar no Janot e pá, tã tã tã. Porque nós dois temos... Eu acho, é o que eu falei pra... Fernanda, é o que eu falei pro... nós nunca podemos ser o primeiro. Nós temos que ser o último. Nós não podemos ser...
RICARDO SAUD - A tampa do caixão.
JOESLEY - Nós temos que ser a tampa do caixão. Falei para a Fernanda: "Fernanda, nós não vamos ser nunca quem vai dar o primeiro tiro. Nós vai ser quem vai dar o último... tiro. Vai ser quem vai bater o prego da tampa"
RICARDO SAUD - O Marcelo tá ajeitado.
JOESLEY - Isso. E é o seguinte. Nós vamos conhecer o Janot, nós vamos conhecer não sei quem e quem é que precisa do que?

» Sobre se alguém já teria comentado algo com Janot

[...]
JOESLEY - O Janot sabe tudo! Janot... a turma já falou pro Janot.
RICARDO SAUD - Você acha que o Marcelo já tá levando tudo para ele?
JOESLEY - Não, não é o Marcelo. Nós falamos pro...
RICARDO SAUD - Anselmo.
JOESLEY - Pro Anselmo, o Anselmo que falou pro Pelella, que falou pro não sei que lá, que falou pro Janot, o Janot tá sabendo... Aí o Janot, espertão, o que o Janot falou: "bota pra ****, bota pra ****, põe pressão neles pra eles entregar tudo! Mas não mexe com eles. "Pra ****, dá pânico neles!", mas não mexe com ele.

» Especulação sobre o comportamento de Janot

[...]
RICARDO SAUD - [inaudível]... Por que não foi combinado com a gente?
JOESLEY - Porque não pode ser combinado. Porque não pode ser combinado. Você não pode entender isso. Eu entendo. Eu não devia tá entendendo. Eu entendo.
RICARDO SAUD - [inaudível]... que o Marcelo queria [inaudível] ...
JOESLEY - Ninguém tá entendendo. Por isso que eu tô dizendo. A pretensão que eu acho, que eu tenho a pretensão, que eu posso tá completamente errado. Eu tenho a pretensão de achar que eu tô entendendo. Eu acho que eu entendo o que as pessoas acham. Sabe? Em condição normal de pressão e temperatura, eles estão fazendo o que era previsível deles fazerem. Pensa você no lugar deles... Eles são espertão, o que que eles fariam? Toca pressão nesse povo! Mas, não mexe com eles. Eu não sei se tô.... eu tô falando assim no...

» Os meios para chegar a Janot

RICARDO SAUD - Tá certo. Deixa eu te fazer uma pergunta. O Marcelo deu uma tarefa pra nós [inaudível]... e ele quer mais, é isso? Ele já contou pro Janot que a gente tem muito mais pra entregar? [inaudível]
JOESLEY - Vamos lá.
RICARDO SAUD - Top Temer, top era o Temer. Cuidado com o Temer [inaudível]
- JOESLEY - Vamos dar um passo atrás, assim, na minha cabeça. Marcelo é do MPF, ponto. O Marcelo tem linha direta com o Janot. Quando eu falo Janot, é Janot, Pelella...
RICARDO SAUD - Eu te falei... [inaudível]... Pelella não, Pelella nem sabe... [inaudível]
JOESLEY - Não, não. É tudo a mesma coisa. MPF. Janot, Pelella, como é o nome daquele outro? É o Ca... Ca... esse. Então é o seguinte...
RICARDO SAUD - Janot, Pelella....
JOESLEY - E o outro lá... Ô Ricardo, nós somos, nós somos a joia da coroa deles. O Marcelo já descobriu e já falou com o Janot. "Ô Janot, nós temos o cara, nós temos o pessoal que vai dar todas as provas que nós precisamos". Ele já entendeu isso.

» Proposta para pedir uma conversa com Janot

RICARDO SAUD - Que hora que você falou pro Marcelo que você quer falar com o Janot? Você falou com a Fernanda. Cê não falou isso, cê nunca falou pra ele.
JOESLEY - Não, nunca falei.
RICARDO SAUD - Então, ele tá mentindo. Falou com a Fernanda. Você falou pra ele? "Marcelo, vem cá, vamos levar nós dois no Janot lá?". Você nunca falou isso pra ele. Fala isso pra ele terça-feira pra você ver.

» Especulação sobre os planos de Janot

RICARDO SAUD - É um amigo em comum, que é dono de escritório que é onde Janot vai trabalhar junto com... Já entendi agora: o Marcelo saiu antes, tem um outro saindo, que ele me contou, é Cristian? Cristian... Ele tá com uns negócios lá, tal de Cristian não sei o que. E o Janot não vai concorrer, vai sair, vai vim advogar junto com ele, esse Cristian, nesse escritório, vão ser um escritório único, vai tá ele, esse Cristian e Janot no escritório.

» Cogitam usar José Eduardo Cardozo para chegar ao Supremo

RICARDO SAUD - Ele acha que o Zé Eduardo é o melhor caminho para chegar no Supremo
JOESLEY - Hum?
RICARDO SAUD - O Zé Eduardo é o melhor caminho para chegar no Supremo.
JOESLEY - Ele te falou isso? Que que ele te falou?

» Afirmam que Cardozo entregaria do STF

JOESLEY - Ricardinho, eles vão dissolver o Supremo.
RICARDO SAUD - [inaudível]
JOESLEY - É o seguinte: Ricardinho, eu vou entregar o Executivo e você vai entregar o Zé. E o Zé vai entregar o.... Eu, pra mim, sabe o que é o... É o seuinte: com o Zé.... que que nós tem que fazer com o Zé? Na miúda, eu pra mim, não tem que falar mais nada com o Zé. Eu queria combinar com você o seguinte que eu vou ligar pro Zé, eu direto, falar: "Zé, vem aqui, vem. Ô Zé, é o seguinte: você precisa de trabalhar conosco. Hã. Ô Zé, nós precisa organizar o Supremo, Zé. Quem nós temos no Supremo?
RICARDO SAUD - [inaudível]
JOESLEY - Isso. E aí semana que vem vou chamar o Zé, falar "Zé, nós temos que organizar o Supremo, Zé. A única chance que nós temos de sobreviver é isso. Você tem quem?" "A, B, C, D, E, F". "Tá. Como é cada um?" "Ah, o A é isso, o B é isso... o D..."
RICARDO SAUD - Como é que é?
JOESLEY - Lógico, pra... "O A é isso, o B é isso..." "Qual a influência que você tem nesse? E nesse? E esse ******, como é que é? Comno é que nós grampeia? Como é que nós..." O Zé vai entregar tudo? Nós vai falar de dois só. Nós só vai entregar o Judiciário e o Executivo, só. Não é muito. O Legislativo já se ****. O Legislativo já se... A Odebrecht moeu o Legislativo, nós vamos moer...

Últimas notícias