Em mais um desdobramento da Operação Lava Jato, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) estão cumprindo cerca de 45 mandados prisão na manhã desta quinta-feira (3). Segundo informações do jornal O Globo, a ação tem como alvos doleiros que enviavam dinheiro para o exterior sem passar por instituições financeiras.
A delação dos doleiros Vinícius Vieira Barreto Claret, o Juca Bala, e Cláudio Fernando Barbosa, o Tony, resultou na operação. Ambos trabalhavam em esquema que envolvia o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) e revelaram a existência de um sistema chamado Bank Drop, composto por 3 mil offshores em 52 países, e que movimentava US$ 1,6 bilhão.
Os mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Uruguai e Paraguai.
Esquema
Segundo informações da polícia, o grupo utilizava softwares para unir doleiros do mundo todo, conhecida como 'dólar-cabo', e que o MPF chama de instituição financeira clandestina. Assim, as empresas eram usadas para ocultar os verdadeiros donos dos recursos e conseguiam por esse meio monitorar o dinheiro.
Leia Também
- Lava Jato reivindica ações com Moro
- 'A Lava Jato sempre levanta e dá a volta por cima', diz procurador
- Gleisi culpa Lava Jato e Moro por ataque contra acampamento pró-Lula
- Procuradores da Lava Jato negociam delação com Renato Duque, operador do PT
- Defesa pede outra vez ao Tribunal da Lava Jato que Lula deixe a prisão