CARTA

Oposição pede a Paulo Câmara para reduzir ICMS dos combustíveis

'Pernambuco precisa de um líder que enfrente os desafios', afirmou Silvio Costa Filho

Blog do Jamildo
Cadastrado por
Blog do Jamildo
Publicado em 25/05/2018 às 12:13
Foto: JC Imagem
'Pernambuco precisa de um líder que enfrente os desafios', afirmou Silvio Costa Filho - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Em meio à crise no abastecimento por causa da greve dos caminhoneiros, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), líder da bancada de oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sugeriu ao socialista, em carta divulgada nesta sexta-feira (25), a redução do ICMS sobre os combustíveis, hoje em 29%. Antes do pedido do parlamentar, a secretaria estadual da Fazenda já havia dito nessa quinta-feira (24) que a pauta dos caminhoneiros era sobre tributos federais, isentando o Estado.

"Aqui em Pernambuco, a alíquota do ICMS passou de 27% para 29% no fim de 2015, com apoio da Assembleia Legislativa, como parte de um pacote anticrise para ajudar o Estado a atravessar o cenário econômico adverso. No entanto, como diz o próprio governo do Estado em sua propagando oficial, 'Pernambuco atravessou a crise de pé', o que discordo. Tendo o Estado superado a crise, como diz o governo, nada mais justo, portanto, que se devolva ao povo pernambucano a alíquota extra cobrada para enfrentar a crise", afirmou a carta. "Sugiro até um avanço maior, que se reduza ainda mais o peso do tributo estadual com o deslocamento de sua base de cálculo do preço na bomba para o preço na refinaria ou na distribuidora, deduzindo assim os encargos federais".

CRÍTICAS AO GOVERNADOR

O opositor criticou diretamente o governador. "Pense menos como arrecadador de impostos e mais como chefe do Poder Executivo, a quem cabe as decisões em relação às políticas públicas e as iniciativas que tragam bem estar à população. Pernambuco precisa de um líder que enfrente os desafios", alfinetou.

"O Governo do Estado pode fazer ainda mais, governador, como por exemplo, incentivar o consumo de Etanol por meio de uma política tributária específica para o setor sucroalcooleiro. O incentivo fiscal ao segmento, como fazem alguns estados produtores, além de fortalecer uma atividade importante para a economia pernambucana, contribuiria como elemento regulador do mercado de combustíveis, uma vez que ao tornar o Etanol mais competitivo se daria outra opção aos consumidores, ajudando a combater os preços abusivos."

Últimas notícias